A diferença entre governança e governabilidade

3
5973

Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder. Compreende a forma de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. Diz respeito à capacidade política de decidir. A Governabilidade expressa a possibilidade em abstrato de realizar políticas públicas.

Governança é a competência do governo de praticar as decisões tomadas ou, em outras palavras, a capacidade de governo do Estado. Envolve a disposição institucional pela qual a autoridade é exercida, de modo a propiciar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução dos arranjos que o governo adota.

Aumentar a governança do Estado significa aumentar sua capacidade administrativa de gerenciar com efetividade e eficiência, voltando-se a ação dos serviços do Estado para o atendimento ao cidadão.

Será que os cidadãos [de Roraima] estão satisfeitos com os serviços que o estado está prestando aos cidadãos?

A SEGURANÇA está um verdadeiro caos, roubos e assaltos por toda a cidade de Boa Vista, na Cidade de Santa Cecília 21 arrobamentos em menos de 30 dias e nenhum infrator foi preso até o momento. No Centenário estão tomando celulares nas paradas de onibus, assaltos sofridos por comerciantes em plena luz do dia…

O que será que está acontecendo com o sistema de segurança do estado?

JOSÉ ANIZIO SOUSA – via grupo FatoReal no Facebook

Comentários

3 COMENTÁRIOS

  1. Governança é a competência do estado em governar, tem mais haver com o gestor é a competência para colocar em praticas as ações da governabilidade.

    Governabilidade são as ações para governar, os projetos, programas ações efetivas

DEIXE UMA RESPOSTA