CIDADANIA CAIPIRA – Barraca atrai público com delícias da gastronomia cearense

0
358
A Barraca Cidadania Caipira tem como atração uma temática diferente durante cada noite de arraial / Foto: Neto Figueredo /

Neste sábado, 1º, o Ceará esteve presente na penúltima noite do 26º Arraial do Anauá e fez a festa do público que visitou o parque. A Barraca Cidadania Caipira tem como atração uma temática diferente durante cada noite de arraial e neste sábado, o espaço foi coordenado vez pela Setrabes (Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social).

O cardápio foi todo inspirado na culinária do Estado nordestino. A secretaria havia assumido a barraca na noite de abertura no dia 24 de junho, com a Noite Tradicional Caipira.

Desta vez, o cardápio serviu alguns clássicos cearenses, como tapiocas recheadas, casquinha de caranguejo, buchada de carneiro e churrasco servido com macaxeira e o típico baião de dois da região.

A funcionária pública Maria Rosa Teixeira tem 32 anos, nasceu no Ceará e mora há 13 anos em Roraima. Assim que soube que a Cidadania Caipira homenagearia o Estado em que nasceu, planejou ir com a família ao Arraial do Anauá para prestigiar a culinária que ela tanto ama e tem saudades.

“O meu marido e os meus filhos nasceram aqui, mas a gente sempre viaja para o Ceará nas férias. Enquanto não dá, não custa nada matar um pouquinho da vontade comendo uma casca de caranguejo quando temos a oportunidade. A comida está excelente, o ambiente muito bonito e o atendimento ótimo”, disse.

O estudante Pedro Rocha é roraimense, mas também tem parentes no Ceará. Ele conta que pediu ao pai para levá-lo ao Arraial do Anauá para curtir a programação do evento e aproveitar para comer um churrasquinho com baião na Barraca Cidadania. “É muito legal porque as pessoas se identificam com o Nordeste, ainda mais com o Ceará. Se você parar pra pensar, Roraima é formado por todas essas pessoas, então a homenagem é muito justa”, ressaltou.

Mas o espaço não se resume a apenas vender comida. Todo o lucro das vendas da Barraca será revertido para obras sociais do Estado. “Sempre é um trabalho muito bonito e integrado das equipes que tomam conta da barraca. O dinheiro arrecadado será repassado aos projetos sociais da Setrabes. Este ano o valor será repassado para os Clubes de Mãe s no interior do Estado, pois temos uma demanda muito crescente nas vilas e comunidades indígenas”, afirmou a secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Emília Campos.

PROGRAMAÇÃO

A temática sertaneja vai ser estendida na noite de encerramento do arraial, neste domingo, dia 2. Será a vez da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros tomarem a frente da Barraca Cidadania com a Noite Nordestina.

RENDA

No arraial do ano passado, a Cidadania Caipira arrecadou pouco mais de R$ 17 mil. O recurso se transformou em brinquedos, jogos pedagógicos, chuteiras e kits para a prática de esporte das crianças e adolescentes do Clube de Mães da Vila do Trairão, no município de Amajari, e os alunos da Escola do Atleta.

FONTE: SECOM/GOV.RR

Comentários