43 ANOS – Concerto marca comemoração do aniversário de criação da Polícia Militar de Roraima

0
1045
Quadro de militares será ampliado com a realização de concurso público este ano / Foto: Secom/Gov.RR /

Um concerto da banda de música da PMRR (Polícia Militar de Roraima) marca, na próxima terça-feira, 20, o aniversário de 43 anos de criação da Corporação. O evento começa às 19h30 e será realizado no CAF (Centro Amazônico de Fronteiras), da UFRR (Universidade Federal de Roraima), com entrada franca.

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, por meio da Lei Nº 1.269/18, de iniciativa do Poder Legislativo, a banda de Música da Polícia Militar tem 29 anos de criação, executa um repertório eclético, do clássico ao popular, já gravou CDs e se apresenta em solenidades militares, civis e eclesiásticas.

Com 43 anos, a PMRR dispõe em seu Quadro de Organização a previsão de 3.500 policiais militares, mas conta atualmente com 1.812 policiais militares, sendo 1.511 homens e 301 mulheres. Esse número deve aumentar no próximo ano, com a contratação de 400 novos policiais, após concurso público a ser realizado no próximo mês de dezembro.

Responsável pela preservação da ordem pública e da integridade das pessoas e do patrimônio, a PM atua em Boa Vista e em todos os municípios de Roraima, por meio dos Comandos de Policiamento da Capital, que comporta Batalhões e Companhias, e do Interior, composto por seis Companhias.

Na atual gestão

A Polícia Militar participa ativamente do projeto de implantação dos Colégios Militares, que engloba 18 escolas estaduais, na Capital e no interior, e do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Desenvolve projetos sociais para crianças e adolescentes, dentre os quais: Picasso não Pichava, Mediador Mirim, Bom de Bola, Rei da Escola, Xadrez na Escola e Guerreiros da Paz.

O aprimoramento dos policiais tem sido feito com o oferecimento de cursos de especialização e o aparelhamento da Corporação, com entrega de viaturas e de equipamentos, além de melhorias na estrutura física das unidades policiais, com a realização de reformas e de revitalização dos prédios.

Histórico

A célula primária da Polícia Militar de Roraima foi a Guarda Territorial, criada por meio do Decreto Nº 2, de 21 de novembro de 1944, um ano após a criação do Território Federal do Rio Branco, instituído em setembro de 1943. Além de ser responsável pela manutenção da ordem interna do Território, a Guarda trabalhava na reparação e construção de prédios públicos, de estradas e caminhos, além de fazer serviços de transportes e outras atribuições correlatas.

Com a evolução do Território, na década de 1970, resultando em crescimento dos índices migratórios e econômicos e consequente aumento da criminalidade, houve necessidade de novas medidas no campo da segurança pública. Foi então criada pela Lei 6.270, de 26 de novembro de 1975, a Polícia Militar do Território Federal de Roraima. Em 1977, essa Lei foi regulamentada pelo Decreto-Lei 79.108, sendo efetivamente implantada a Policia Militar do Estado de Roraima.

DA REDAÇÃO

Comentários