CAERR NOS RIOS – Última edição do projeto em 2018 será em praias de Boa Vista neste domingo, 25

0
960

O Caerr nos Rios é um dos sete projetos de sensibilização ambiental executados pela empresa

As atividades serão realizadas a partir das 8h, nas praias Polar e Caçari, em Boa Vista / Foto: Ascom/Caerr /

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) realiza neste domingo, dia 25, a última edição do ano do projeto ‘Caerr nos Rios’ em 2018, com uma novidade, a ação será realizada nas praias Polar e Caçari.

Os locais foram escolhidos devido ao início do verão, pois passam a ser mais frequentadas, aumentando não só o fluxo de pessoas, mas também o acúmulo de lixo nestes ambientes.

Essa será a 19ª edição do Caerr nos Rios, um dos sete projetos de sensibilização ambiental, executados em Roraima. O fim do período chuvoso possibilita um percurso terrestre, uma caminhada em prol do meio ambiente. A concentração será às 8h, em frente à sede da empresa, localizada na rua Melvin Jones, 219, bairro São Pedro.

Divididos em equipes os voluntários seguirão para as praias Caçari e Polar. As atividades seguirão até às 11h, com encerramento na praia da Polar, onde será feita a seleção dos materiais que possam ser reaproveitados, por associações que vendem resíduos recicláveis para as fábricas em Manaus, onde são reaproveitados.

“O Caerr nos Rios é um projeto que deu certo, onde tentamos formar multiplicadores que ensinarão outras pessoas a cuidar do meio ambiente, recolhendo o seu lixo, após a visitação nas praias, e garantindo com isso que esse material seja eliminado da forma correta”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.

Conforme Airlene Carvalho, chefe do NMA (Núcleo de Meio Ambiente), da Caerr, que coordena os projetos ambientais, o objetivo é também alcançar o engajamento de voluntários de instituições públicas e privadas e de ONGs (Organizações Não Governamentais) que possam reforçar o trabalho desempenhado pela Companhia.

“O foco é reunir o maior número de pessoas que trabalham pela preservação dos nossos rios. É através da mobilização ambiental que conseguimos sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter os nossos recursos hídricos saudáveis e assim, teremos água de boa qualidade pra todos”, complementou.

“Outro ponto importante é que todo o material que puder ser reaproveitado em vez de virar lixo será recolhido e transformado em material reciclável, e ao final poderá ser vendido pelas famílias que utilizam a reciclagem como fonte de renda”, reforçou Esbell.

PROGRAMA

A Caerr executa atualmente o Programa Caerr Socioambiental, que inclui além do Caerr nos Rios, outros seis projetos, entre eles, o Adote um Caneco, que busca reduzir o consumo de copos descartáveis na empresa, o Reúse-Vire a Página, que atua no reaproveitamento de folhas de papel, a Caminhada Ecológica que também realiza a coleta de resíduos sólidos, o Caerr de Olho no Óleo com foco na eliminação correta do óleo de cozinha, o Bairro Sustentável com a proposta de sensibilizar a comunidade sobre a importância da sustentabilidade e a Educação Ambiental que leva palestras para escolas e outras instituições.

“O foco é mostrar para as pessoas que frequentam as praias da cidade que é possível viver em um ambiente saudável, sem poluição, ou seja, aproveitando as belezas do meio ambiente e praticando atitudes sustentáveis, evitando com isso que agentes poluidores sejam descartados de forma errada”, finalizou Esbell.

DA REDAÇÃO

Comentários