Caerr e parceiros celebram conquistas alcançadas pelo Fórum Estadual Lixo e Cidadania em 2018

0
137

No encontro ainda foram definidas algumas prioridades de trabalho para o próximo ano

A reunião de avaliação das atividades deste ano foi realizada na tarde desta quarta-feira, 19, no auditório da Caerr / Foto: Ascom/Caerr /

Na tarde desta quarta-feira, 19, integrantes do Fórum Estadual Lixo e Cidadania de Roraima participaram da 12ª Reunião Ordinária do ano, a última do atual exercício. A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) integra o Fórum e, juntamente com os demais participantes, comemorou as conquistas alcançadas em 2018.

Entre os avanços estão a organização administrativa dos catadores de lixo, por meio de associações e o envolvimento de parceiros, por meio de projetos executados no Estado.

“A Caerr faz parte do Fórum e para nós é gratificante participar desse processo que visa a mudança de atitude de cada cidadão em prol de um sociedade consciente sobre a importância da sustentabilidade”, esclareceu o presidente da Companhia, James Serrador.

Durante o encontro foi feita uma explanação sobre os projetos executados este ano na capital e no interior.

Conforme Evandra Pereira do Vale, presidente da Associação Terra Viva, os catadores que atuam na associação retiram do meio ambiente, mensalmente, pelo menos 80 mil quilos de papelão, cerca de 15 mil quilos de garrafas plásticas, além de outros resíduos que podem ser reaproveitados.

“Esse é o resultado de muito trabalho e luta. Nós agradecemos muito o apoio que temos recebido e acreditamos que, entre os desafios para 2019, está o reconhecimento do catador como um profissional”, enfatizou.

O encontro serviu ainda para definir algumas prioridades de trabalho para o próximo ano, entre elas, alcançar o maior envolvimento da sociedade nas ações ambientais, por meio de projetos que estão em fase de planejamento, como a instalação de ecopontos em locais estratégicos da cidade, para que a população passe a doar materiais recicláveis que iriam para o lixo.

“Trata-se de um projeto ousado, por isso esperamos contar com o apoio de outras instituições. É um caminho difícil mas não impossível e é por isso que as parcerias são fundamentais. A partir de 2019 pretendemos colocar essa ação em prática”, salientou Airlene Carvalho, chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Caerr.

FÓRUM

O Fórum Lixo e Cidadania foi criado em Roraima, em 2013, com o propósito de discutir de forma permanente a gestão adequada de resíduos sólidos nos municípios roraimenses, atendendo aos princípios do Programa Nacional Lixo & Cidadania, com apoio de entidades governamentais, não governamentais e de representação social, envolvidas direta e indiretamente nessa área.

DA REDAÇÃO

Comentários