Deputado Edio dá início às obras de eletrificação rural em comunidades indígenas do Baixo Cotingo

0
213
No valor de R$ 3 milhões, as obras objetivam levar energia elétrica 24 horas por dia para as comunidades indígenas de Normandia / Foto: Divulgação /

Neste domingo, dia 20, o deputado federal Edio Lopes (PR/RR) esteve na comunidade indígena de São Pedro, em Normandia, acompanhado do prefeito Gute Brasil, do coordenador do DSEI Leste, Armando Neto, e do líder regional Orlando Justino, onde participaram da solenidade de início das obras de eletrificação rural que irão beneficiar comunidades indígenas da Região do Baixo Cotingo. Estiveram presentes também os vereadores Jaime Piasan, Kátio e Geusa Bacurau.

“Esta é uma ação de extrema importância, que levará energia elétrica 24 horas para as comunidades indígenas, proporcionando inclusão e acesso aos benefícios que a energia traz, além de potencializar o desenvolvimento da agricultura local por meio da utilização de novas tecnologias na produção”, comemora Edio Lopes.

O projeto de eletrificação rural amplia a rede já existente na comunidade Feliz Encontro, com um sistema trifásico em atendimento a comunidade São Pedro e um monofásico atendendo as demais Vizela, Mari Mari, Monte Sinai, Santa Maria e Pacú.

“Só um deputado visionário e corajoso como o deputado Edio Lopes consegue trazer um benefício para as pessoas nessa distância. Agradeço ao Edio por mais esta parceria”, ressalta o prefeito Gute Brasil.

Além dos esforços da Prefeitura Municipal, o deputado ressalta a dedicação de todas as lideranças indígenas, como Orlando Justino, o tuxaua Clodoaldo e todos os outros da região.

“Fico muito feliz em poder contar com parcerias como essas, que sempre acompanham o meu trabalho no município, ajudando no cumprimento de minhas ações. Projetos desta natureza só acontecem por meio de parcerias como estas”, completa Edio.

O convênio para a eletrificação rural do Baixo Cotingo é de 2016, proveniente de emenda do deputado Edio junto a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). O pagamento da primeira de três parcelas de R$ 1 milhão já foi realizado para a Prefeitura Municipal.

O parlamentar tem priorizado nos últimos anos este tipo de ação nas comunidades indígenas de Normandia e Uiramutã. São vários os convênios já executados e outros em fase de aprovação de projetos que beneficiam dezenas de comunidades.

DA REDAÇÃO

Comentários