Sebrae lança Prêmio Nacional de Educação Empreendedora

0
105
As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 26 de abril / Foto: Divulgação /

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lança a primeira edição do “Prêmio Nacional de Educação Empreendedora”, que visa identificar, estimular, reconhecer e dar visibilidade às melhores práticas educacionais que incentivam o empreendedorismo.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 26 de abril, no site: www.educacaoempreendedora.sebrae.com.br.

A iniciativa é destinada às escolas públicas e privadas, e premiará professores, secretários de educação (Municipal e Estadual), reitores, diretores e coordenadores em todos os níveis de ensino, além de outros profissionais que atuam na educação formal.

Para participar, basta estruturar as boas práticas realizadas no ambiente escolar e relatar conforme o edital do prêmio, que avaliará:

1 – Característica do Comportamento Empreendedor; e

2 – Fundamentos de Excelência, com base na metodologia da Fundação Nacional da Qualidade.

Elissandra Costa, analista técnica do Sebrae-RR, destaca que a realização de atividades empreendedoras dentro do ambiente escolar ajuda a despertar a curiosidade de todos os envolvidos, além de criar a necessidade de aprender novas formas de soluções de problemas e alcançar a excelência.

“É por meio da educação empreendedora que o estudante pode enxergar e avaliar determinadas situações, que, na maioria das vezes, só podem ser vivenciadas no ambiente empresarial, e, diante disto, assumir uma posição proativa e criativa. Os alunos aprendem a elaborar e planejar formas e estratégias de interagir, proporcionando novas maneiras de perceber o mundo”, explicou.

ETAPAS

O reconhecimento acontecerá em três etapas. Na primeira, em nível estadual, após análise por banca avaliadora, serão selecionados os 20 melhores cases (cinco para cada categoria) em cada um dos 26 estados, além do Distrito Federal.

Em seguida, serão realizadas as etapas Regional e Nacional. Os participantes serão divididos nas categorias: Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior.

PREMIAÇÕES

O Prêmio Nacional de Educação Empreendedora reconhecerá práticas em todo Brasil e distribuirá troféus para 108 vencedores da Etapa Estadual, 60 certificados de finalistas na Etapa Regional e troféus de ouro, prata e bronze para as 12 melhores práticas empreendedoras na etapa Nacional.

Os melhores cases nacionais receberão, além de troféus, um convite para participar de uma Missão Técnica Nacional. Por fim, para os 1º lugares em cada uma das quatro categorias, será concedida também uma oportunidade de apresentar o seu projeto em um evento de visibilidade nacional.

DA REDAÇÃO

Comentários