Edio Lopes comemora avanço das obras do Centro Especializado em Reabilitação de Rorainópolis

0
148
A obra é resultado de mais uma das articulações do deputado federal Edio Lopes junto ao Ministério da Saúde / Foto: Divulgação /

O avanço das obras do Centro Especializado em Reabilitação, em Rorainópolis, reafirma o compromisso do deputado federal Edio Lopes (PR/RR) com a saúde do Estado. Esta ação é resultado de mais uma das articulações do parlamentar junto ao Ministério da Saúde, com recursos de R$ 3,75 milhões.

A nova unidade em Rorainópolis irá facilitar o atendimento de pacientes que residem na região do sul do estado, evitando o deslocamento para outros centros urbanos.

“Esta obra, quando pronta, será um grande avanço para a saúde do nosso estado de Roraima. Destaco o excelente trabalho executado pelo prefeito do município, Leandro Pereira, e também de nossas parcerias com o vereador Adriano, o ex-prefeito Geraldo da Farmácia e com todas as lideranças locais. Em breve teremos o primeiro Centro de Reabilitação do interior de Roraima, totalmente estruturado e em pleno funcionamento, atendendo aqueles que necessitam de reabilitação visual, auditiva ou física”, comemora Edio Lopes.

Mosca da carambola

Na tarde de ontem, 27, o deputado federal Edio Lopes (PR/RR) e demais parlamentares da bancada de Roraima estiveram em audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Na ocasião, cobraram do Governo Federal uma atitude mais enérgica em relação ao controle da mosca da carambola no estado.

O parlamentar explica que a mosca representa um entrave no desenvolvimento da fruticultura de Roraima, e resolver esta questão pode representar um importante apoio na economia do estado, que possui um clima apropriado para a produção de frutas tropicais na entressafra do resto do Brasil.

“Roraima, por ser um estado pequeno e com a economia frágil, talvez não represente muito nos números da República, mas a mosca da carambola não tem fronteiras e é isso que queremos que o Governo Federal entenda. A expansão da mosca pode representar um perigo sem precedentes para a fruticultura de todo o país”, destaca Edio Lopes.

A ministra foi bastante solicita e se prontificou a contribuir e tomar providências para resolver esta questão. “Estamos atentos e manteremos a cobrança ininterrupta por soluções”, completa o deputado Edio.

Reunião com presidente Bolsonaro

O deputado federal Edio Lopes (PR/RR) participou na noite de ontem (27) de uma audiência da bancada de Roraima com o presidente da República, Jair Bolsonaro. O tema central da reunião foi a questão energética do estado.

O presidente citou que ocorreu na tarde de ontem reunião do Conselho de Defesa Nacional que deliberou, por unanimidade, que as obras de construção do Linhão de Tucuruí do Amazonas à Roraima são de interesse nacional, o que minimizaria o trâmite do processo em vários setores, inclusive o ambiental.

“Conhecemos a posição e o interesse do presidente, mas o próprio reconhece que há algumas situações e entraves jurídicos que precisam ser vencidos. Segundo Bolsonaro informou, a previsão é iniciar as obras em julho deste ano, com conclusão prevista para junho de 2021”, disse o parlamentar.

Edio Lopes sugeriu ao presidente que pelo fato do Linhão atravessar um percurso de mais de 700 km, que as obras fossem iniciadas no sentido Manaus/Boa Vista e Boa Vista/Manaus o mais rápido possível, até que o trecho de aproximadamente 150 Km dentro da reserva indígena Waimiri-Atroari tenha os impasses processuais superados. “As obras iriam se encontrar e ganharíamos tempo, sempre respeitando e aguardando as decisões finais para construção do trecho na indígena”, disse Edio.

O deputado ressaltou também ao presidente a necessidade imediata do governo, por Decreto ou Medida Provisória, regulamentar as diretrizes estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) nº 169, quanto a necessidade de consulta aos povos indígenas quando da execução de projetos e obras desta natureza.

DA REDAÇÃO

Comentários