REDE ESTADUAL – Estudantes voltam às salas de aula nesta quinta-feira, 7, para início do ano letivo 2019

0
89
A data do início das aulas para o interior do Estado será divulgada no dia 12 de março /
Foto: Neto Figueredo /

De acordo com o Calendário Escolar divulgado pela Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto), nesta quinta-feira, 7, um total de 38.295 estudantes de 58 escolas da rede pública estadual de ensino da Capital retornam às salas de aula.

Ainda segundo o Calendário, o ano de 2019 terá 200 dias letivos, cumprindo o que determina a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Cada bimestre terá 50 dias letivos, assim distribuídos: o primeiro bimestre terá início no dia 7 de março e segue até o dia 13 de maio. O segundo bimestre vai de 14 de maio a 18 de julho. Já o terceiro bimestre será de 5 de agosto até 7 de outubro. Por fim, o quarto bimestre começará no dia 8 de outubro e se encerrará no dia 16 de dezembro.

Neste ano, serão utilizados 18 sábados como dias letivos, sendo dois sábados por mês, de forma alternada, com exceção dos meses de julho, que serão dois sábados seguidos e, nos meses de outubro e dezembro, que será utilizado apenas um sábado como dia letivo. Os feriados nacionais e municipais foram preservados.

O recesso escolar no meio do ano está agendado para o período de 19 de julho a 2 de agosto. O ano letivo se encerrará no dia 16 de dezembro. O período que vai de 17 a 23 de dezembro está reservado para a recuperação final. As férias escolares serão de 26 de dezembro de 2019 a 25 de janeiro de 2020.

O Calendário Escolar foi elaborado por uma comissão designada pela Seed e contou com a participação de 19 membros, entre eles, técnicos dos departamentos da Seed e representantes de instituições como CEE/RR (Conselho Estadual de Educação de Roraima), da OPIRR (Organização dos Professores Indígenas de Roraima) e do Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima).

VAGAS

As escolas da Capital ainda possuem vagas disponíveis. De acordo com os dados da Central de Matrículas, estão disponíveis 2.338 vagas, sendo 875 para o Ensino Fundamental, 1.405 vagas para o Ensino Médio, e 58 vagas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Os pais interessados podem procurar a Central de Matrículas, que a partir do dia 7 de março funcionará na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no Centro da cidade, na Rua Cecília Brasil, n° 1.506.

INTERIOR

Para as escolas localizadas no interior do Estado, ou seja, nas sedes de municípios, área rural e indígena, foi necessário o adiamento do início do ano letivo em função da decisão favorável da Justiça, que autorizou a realização de processo seletivo para contratação de professores.

A decisão foi publicada somente no último dia 28 de fevereiro. Desta forma, a Seed irá se programar para realizar o certame, a fim de suprir a demanda reprimida nas unidades de ensino da rede estadual, especialmente área rural e indígena.

A necessidade atual chega a pouco mais de dois mil docentes. As escolas do interior terão um Calendário Escolar diferenciado, que também obedecerá à legislação vigente. A data do início das aulas para o interior do Estado será divulgada no dia 12 de março.

DA REDAÇÃO

Comentários