Deputado Edio participa da entrega de máquina e implementos para indígenas Ingaricó no Uiramutã

0
119
Deputado Edio, com o ex-tuxaua Rosiel, da Serra do Sol / Foto: Divulgação /

Nesta sexta-feira (15) o deputado federal Edio Lopes (PR/RR) irá participar da entrega de um trator e implementos para indígenas Ingaricó no Uiramutã. É compromisso do parlamentar o apoio no desenvolvimento agrícola, na geração de renda e na segurança alimentar dos povos indígenas, sobretudo dos Ingaricós, cujo contato com a sociedade foi muito recente.

O deputado lembra que foi graças ao seu projeto de bovinocultura indígena desenvolvido na região que foi possível o acesso por terra, ainda que de forma precária, até o Centro Nutri e demais comunidades.

“São com esses avanços paralelos que um projeto puxa o outro. E agora, com esse novo caminho aberto e a chegada do trator e implementos, essa comunicação para o transporte de cargas terá uma nova configuração, representando uma inovação tecnológica para produção agrícola nas comunidades”, comemora.

Edio Lopes lembrou que o trator, a carreta agrícola e a plaina dianteira entregues aos Ingaricós integram um convênio da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) com a Prefeitura Municipal que beneficia também em Uiramutã as comunidades de Barreirinha e Urinduque.

No total são três kits com trator, carreta e plaina. Os recursos financeiros para a aquisição do maquinário são provenientes de emenda do deputado, no valor de R$ 500 mil.

O parlamentar destaca que esses avanços só foram possíveis graças a capacidade de liderança de pessoas como o Dilson Ingarikó, o ex-tuxaua Rosiel e o atual tuxaua Gelson, da Serra do Sol, entre outras lideranças.

“A execução deste projeto e de outros contou também com o apoio de lideranças de outras localidades, como a líder Ohanna Brasil, o Professor Joeverson, o tuxaua Benísio, o ex-prefeito Eliesio, o Silvano, entre outras. O prefeito Dedel também teve um papel importante para a cumprimento de mais esta nossa ação”, completa Edio.

DA REDAÇÃO

Comentários