Ouvidoria pode combater corrupção, enfatiza vice-governador

0
68
VI Encontro de Ouvidores ocorreu em alusão ao Dia do Ouvidor, celebrado neste sábado, 16 de março / Foto: Fernando Oliveira – SecomRR /

“A Ouvidoria pode combater a corrupção, que é a bandeira do nosso governo”. A declaração do vice-governador de Roraima, Frutuoso Lins, marcou a abertura do VI Encontro de Ouvidores, ao pontuar a importância do serviço para a sociedade. O debate ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15, no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos.

O evento ocorreu em alusão ao Dia do Ouvidor, celebrado neste sábado, 16 de março e contou com a presença do ouvidor Geral da União, Walmir Gomes Dias; Ouvidor Geral de Roraima, João de Carvalho; e com o Superintendente da CGU (Controladoria Geral da União), Emilson Pinheiro.

“Esse é o motivo pelo qual nos estamos fortalecendo e comemorando o Dia do Ouvidor. Temos que dar vez e voz ao cidadão, para que todos possam utilizar o serviço. Esta é a ponte entre a população e o Governo do Estado”, acrescentou Frutuoso.

Pinheiro explicou a importância do celebrar este serviço. “O Dia do Ouvidor é fundamental para que as pessoas entendam e conheçam a função porque muitas pessoas não compreendem o papel do ouvidor, que por sua vez, é de extrema importância”, disse o superintendente.

Neste ano, o tema do encontro foi “Ouvidoria: Defesa e Proteção do Usuário do Serviço Público”. Quem abordou a temática em forma de palestra foi o ouvidor Geral da União, Valmir Gomes Dias.

“A Ouvidoria é o órgão interlocutor entre o cidadão e o Estado, além de ser responsável em garantir e defender os diretos dessas pessoas. É o nosso papel também subsidiar o gestor para que ele possa aprimorar seus serviços, políticas públicas e assim fazer a melhoria estrutural de determinados programas”, enfatizou.

Participante do Encontro, a ouvidora da Junta Comercial, Josilene Holanda, disse que os temas abordados somaram para o meio produtivo. “Recebemos uma gama de boas informações que vai nos ajudar a facilitar o nosso trabalho. As ouvidorias servem pra desburocratizar e é o que necessitamos no momento”, frisou.

OUVIDORIA EM RORAIMA

No Estado está sendo implantado o sistema informatizado de ouvidorias federal “e_OUV”. As pastas Sesau (Secretaria de Saúde), Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania).

Durante o encontro que discute justamente a melhoria do serviço, o Ouvidor Geral de Roraima, João de Carvalho, falou sobre o papel do serviço no âmbito social.

“Estamos buscando integrar todos os órgãos do Estado de administração direta e indireta ao sistema, para que possam de fato dar essas respostas em tempo real e o mais rápido possível. A finalidade é sempre essa: melhorar o atendimento e dar ao cidadão a possibilidade de ter soluções”, disse.

DA REDAÇÃO

Comentários