OPORTUNIDADE – Venezuelanos recebem kits de trabalho da Cáritas Diocesana de Roraima

0
97

A medida visa proporcionar autonomia econômica e geração de renda

Na foto, são os benefícios na 1ª etapa, ocorrida em fevereiro; a segunda fase ocorre nesta quinta-feira, 04, às 8h, na sede da Cáritas / Foto: Ascom/DPE-RR /

O eixo ‘meios de vida’ que faz parte do projeto Caminhos de Solidariedade, iniciativa da Cáritas Diocesana de Roraima e demais entidades eclesiais, fará entrega de kits de trabalho para migrantes venezuelanos cadastrados no projeto.

Este mês serão 21 pessoas beneficiadas. A cerimônia ocorre nesta quinta-feira, 04, a partir das 8h, na sede da Cáritas, localizada na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1529, ao lado da igreja Catedral Cristo Redentor.

O Plano nacional, que conta com a participação de várias entidades eclesiais, é mantido pelo Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O propósito do eixo meios de vida é ajudar famílias migrantes que querem levar uma vida digna e produtiva no Brasil. Os kits são divididos nas modalidades: comércio (artesanato, bugiganga etc…), kit cabeleireiro, padaria, carrinho de churrasquinho e até uma oficina de conserto de bicicletas.

Segundo a gerente do projetos, Gilmara Fernandes, novas pessoas serão cadastradas a partir de maio deste ano. “A seleção dos cadastrados é feita de forma rígida, obedecendo alguns critérios, dependendo da necessidade e da disponibilidade de recurso”, explicou.

Ainda conforme ela, toda a verba é revertida em materiais para que possam começar o próprio empreendimento solidário. Ela reforça que o projeto atende famílias venezuelanas e também brasileiras, desde que se encaixem nos critérios exigidos.

“Aproximadamente 150 pessoas já foram cadastradas de janeiro a abril deste ano, e mais de 30 já foram beneficiadas na primeira fase”, comentou.

Além de Boa Vista, mais sete municípios são atendidos pelo projeto, Pacaraima, Amajari, Cantá, Alto Alegre, Caracaraí e Rorainópolis.

DA REDAÇÃO

Comentários