SUL DO ESTADO – Hospital de Rorainópolis retoma cirurgias eletivas, após reabastecimento de materiais

0
164
Já foram realizadas cinco cirurgias eletivas nesta quinta-feira, 11, e estão previstas mais dez ao longo do mês / Foto: Ascom/Sesau /

As cirurgias eletivas foram retomadas no Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto, situado no município de Rorainópolis, após o reabastecimento de materiais médicos hospitalares e medicamentos.

Já foram realizadas cinco cirurgias nesta quinta-feira, 11, e estão previstas mais 10 ao longo do mês para tratar problemas de vesícula e hérnia. “As cirurgias nunca pararam. Estávamos fazendo somente as de emergência e urgência em casos de problemas de ortopedia”, acrescentou o diretor geral do hospital, Élson Alves.

Ele ressaltou que o hospital foi a única unidade de saúde que não esteve sob intervenção ética. “A paralisação das cirurgias eletivas ocorreu devido à falta de materiais”, disse. De janeiro a fevereiro deste ano, foram realizadas 10 cirurgias gerais e 69 procedimentos ginecológicos.

ABASTECIMENTO

O abastecimento das unidades de saúde está sendo possível por conta de processos emergenciais de aquisição de materiais médico-hospitalares que começaram a ser entregues no final de março.

Esses itens devem abastecer as unidades pelos próximos 90 dias. Nesse período, o contrato anual de aquisição desses itens, que está em andamento, já deve ter sido finalizado, e o abastecimento dos hospitais não deve enfrentar problemas.

HRSOSP

O Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto atende os casos de urgência e emergência, organizados conforme a classificação de risco. Oferece as seguintes especialidades: cardiologia, ginecologia, infectologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria e urologia.

Além disso, realiza cirurgias ginecológicas, ortopédicas, urológicas, oftalmológicas e otorrinolaringológicas. A unidade, situada em Rorainópolis, atende também os pacientes de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz.

DA REDAÇÃO

Comentários