Corrida comemora hoje, 27, Dia Mundial de Conscientização do Autismo

0
147
Ação esportiva vai chamar a atenção para os portadores de deficiência /Foto: Vinicius Félix /

O esporte e a inclusão social vão marcar as comemorações do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Governo do Estado realiza neste sábado, dia 27 de abril, a corrida de conscientização do Autismo, voltada para os portadores de deficiência, no Parque Anauá, com concentração às 16 horas.

A ação é organizada pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), sob a coordenação da Rede Cidadania Atenção Especial, e tem o apoio dos grupos de corrida Pés de Vento e Jabuti.

Nesta segunda edição, a corrida de conscientização se consolida no calendário de eventos da Rede Cidadania Atenção Especial, e traz a proposta de integrar o esporte como ferramenta de apoio aos usuários que frequentam as oficinas, segundo explicou a diretora da Rede Soraima Rodrigues.

“A ideia é justamente disseminar um esclarecimento a toda sociedade como forma de desmistificar que o Autista possui só comportamentos restritivos do convívio social, repetição de movimentos e intolerâncias sensoriais. Ao levar informações sobre os principais sinais de alerta do Autismo, estaremos contribuindo para a sensibilização do público que comparecer ao Parque Anauá neste domingo”, detalhou.

A secretária da Setrabes, Tânia Soares, destacou que o evento vai promover um momento de integração entre as famílias e principalmente servir de incentivo à prática da atividade física e estimular os atletas a correrem atrás de suas metas, neste segundo circuito Autista.

“Este é um evento que já faz parte do nosso calendário oficial, pela relevância da temática em promover e trabalhar a sensibilização de todos sobre o Autismo. Como é um transtorno comportamental, as pessoas julgam sem saber, recriminam as crianças como mal educadas e julgam também os pais por acharem que não cuidam direito dos filhos. Estes fatores são relatados constantemente nos atendimentos realizados pela Rede Atenção Especial, e nossa missão como gestor da área social é ampliar o conhecimento de todos sobre esta questão”, informou.

SOBRE O EVENTO

A corrida está com concentração marcada para 16h no Parque Anauá, e contará com as seguintes modalidades: Baby, kids e infanto juvenil.

As etapas foram organizadas por profissionais de Educação Física, possui regulamento e permite a participação de alunos e usuários com Autismo e outras deficiências mediante autorização dos pais ou responsáveis que frequentam a Rede Cidadania Atenção Especial ou escolas municipais e estaduais da Capital e do Interior.

DA REDAÇÃO

Comentários