BOPE – PMRR realiza semana comemorativa do aniversário de 11 anos do Batalhão

0
193
As unidades especializadas desenvolvem atividades de combate a crimes de média e alta complexidade / Foto: Divulgação /

O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), da PMRR (Polícia Militar de Roraima), comemora 11 anos de criação na próxima quinta-feira, dia 9. Para celebrar a data, a Corporação inicia às 8 horas desta segunda-feira, 6, semana comemorativa com apresentação de duas palestras no auditório do MPE (Ministério Público Estadual).

A primeira será proferida pelo promotor do Tribunal do Júri, Diego Barroso, e a segunda, pelo comandante-geral da PMRR, coronel Antônio Elias Santana.

Para Elias Santana, é motivo de alegria comemorar os 11 anos de criação do Bope. Ele lembra que, em quatro destes 11 anos, ele foi o comandante da Unidade.

“É uma unidade extremamente identificada com o fazer polícia e, mais ainda, com o fazer polícia especializada, qualificada. Esperamos que nossa tropa “bopeana” renove o desejo e o espírito de servir e proteger nossa sociedade de modo qualificado”, disse.

HISTÓRICO

O Bope é a unidade de Policiamento Especializado da Polícia Militar de Roraima e integra o CPC (Comando de Policiamento da Capital). É composto pelos grupamentos do Canil, Força Tática, Choque e pelo Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).

Sua origem é da década de 1990, com a criação de um Canil Policial na sede do antigo 1º Batalhão de Polícia Militar. Em 1992, foi implantado o Gate.

Com a criação do Decreto Governamental 8.930-E, em 9 de maio de 2008,  a então  CIOE (Companhia Independente de Operações Especiais) foi transformada em  Batalhão de Operações Policiais Especiais,  mantendo a integridade de seus grupamentos originais.

As unidades especializadas desenvolvem atividades de combate a crimes de média e alta complexidade, em apoio ao policiamento ordinário nas áreas rurais e urbanas que compreendem a capital e interior do Estado.

Atualmente, o Batalhão é comandado pelo capitão Vilson Carlos Pereira Araújo. O subcomandante é o capitão Diego Souza.

“O Bope é a maior unidade especializada da Polícia Militar de Roraima e vem atuando, nesses 11 anos, no combate ao crime organizado de maneira geral, em ações de combate ao tráfico de entorpecentes e de armas de fogo, crimes violentos letais intencionais e, sem dúvida nenhuma, é considerado o escudo mais forte da sociedade roraimense, quando o assunto é segurança pública”, disse o comandante Araújo.

Companhia da Força Tática comemora 18 anos neste domingo

Um dos grupamentos do Bope, a Força Tática da PMRR completou 18 anos de sua criação neste domingo, dia 5. No ano em que a PMRR comemorava 26 anos de instituição, em homenagem, no dia 5 de maio de 2001, foi criada a Força Tática – FT 26 pelo Decreto nº 4.265-E.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 6, Cerimonial de abertura da semana de comemoração (Palestra), às 8 horas, no auditório do Ministério Público;

Quarta-feira, 8, Desafio do aço (competição de tiro), às 8 horas, no estande de tiro do Cidade satélite;

Quinta-feira, 9, Competição de futebol, às 8 horas, na quadra de esportes do Quartel do Comando Geral da PM;

Domingo, 12, 1° Trail Run (Corrida Rústica), com largada, às 7 horas, do estacionamento do Garden Shopping;

Terça-feira, 14, Formatura militar geral do Bope, encerramento dos eventos, às 16 horas, em frente ao Batalhão.

DA REDAÇÃO

Comentários