Governador empossa novos procuradores Geral e Adjunto do Estado

0
88

Solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos com a assinatura do termo de posse / Foto: Raimundo Lima /

O governador de Roraima, Antonio Denarium, empossou na tarde desta segunda-feira, dia 13, ao novo procurador Geral do Estado de Roraima, Jean Pierre Michetti e do procurador Adjunto, Marcus Gil Barbosa.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos com a assinatura do termo de posse. Estiveram presentes os deputados estaduais Aurelina Medeiros, Ângela Aguida Portela, Gabriel Picanço, Renan Filho e o líder do governo, Soldado Sampaio, além dos secretários de Segurança Pública, Márcio Amorim, da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ionilson Sampaio, da Aderr (Agência de Defesa Animal), Gelb Platão.

O novo procurador Geral terá um papel importante para o Executivo Estadual com a prestação de assessoria jurídicas no andamento das ações do Governo.

“É um cargo muito importante. É ele quem nos representa como advogado do Estado, acabando com os excessos, os desperdícios e orientando quanto às irregularidades das nossas condutas e em ações judiciais”, disse governador Antonio Denarium.

Com o currículo extenso na área jurídica, Jean Michetti atua como advogado em Roraima há quase duas décadas. Ele destacou os projetos e desafios que enfrentará com o novo cargo de procurador Geral.

“Inicialmente iremos nos interar de todas as ações que o Estado consta como autor ou como réu e tentar buscar soluções jurídicas para que o governador possa tomar decisões dentro da legalidade. As ações da PGE é defender o Estado e buscar junto aos colegas procuradores mais celeridades nos processo judiciais e também na consulta administrativa”, explicou Michetti.

Tomou posse também para o cargo de procurador Geral Adjunto, Marcus Gil, que vai atuar no auxílio ao procurado Geral em defesa do Estado. Ele espera apoio dos colegas para a manutenção da ordem e da Constituição no Estado.

“A função do adjunto é auxiliar o procurador Geral. Eu quero ficar reconhecido pelo meu trabalho. A PGE tem 15 anos de atuação firme no Estado pela manutenção da ordem pública e pelo respeito à Constituição. A minha expectativa é contar sempre com o apoio dos colegas para que consigamos manter esse trabalho de preservação da ordem da Constituição do Estado”, ressaltou.

Conheça os empossados

JEAN MICHETTI (procurador-Geral) é graduado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1997).

Foi delegado de Polícia concursado (com 22 anos de idade) no Estado do Maranhão, formado pela Academia Nacional de Polícia em Brasília/DF.

Pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro.

Pós-graduado em Direito Eleitoral pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

É Mestrando em Direitos Humanos, Segurança Pública e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima.

Atuou como professor na Academia de Polícia Civil do Maranhão (Direito Processual Penal), na Universidade Federal de Roraima – UFRR (Direito Processual Penal), no extinto Instituto Superior de Segurança e Cidadania do Estado de Roraima – ISSeC (Direito Constitucional) – hoje Academia de Polícia integrada Coronel Santiago – e no Curso Preparatório para Concurso e Exame da OAB – OMNI (Direito Penal e Processo Penal).

Na advocacia pública exerceu o Cargo de Procurador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima.

Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima por 4 anos seguidos (2014-2018), tendo desempenhado a função de Ouvidor Regional Eleitoral e Vice-presidente Nacional do Colégio de Juízes Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) no biênio 2017/2018.

MARCUS GIL BARBOSA DIAS (procurador adjunto) é procurador do Estado de Roraima desde 2007, possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Pós Graduação em Direito Constitucional pela UnB/UNILEGIS, Mestrado em Direito Ambiental pela UEA/UFRR.

Conselheiro Titular da OAB-RR, é membro consultor da Comissão Nacional de Advocacia Pública e Conselheiro Eleito do Conselho de Procuradores do Estado de Roraima.

Foi presidente da Comissão das Relações Internacionais da OAB-RR 2010-2012.

Professor de Direito Eleitoral, Internacional Público e Hermenêutica na Faculdade Atual da Amazônia no período de 2008/2012.

Ex-Analista Judiciário do Supremo Tribunal Federal com atuação na função de Oficial de Gabinete de Ministro – 2000/2007.

Ex-Presidente da Associação dos Procuradores do Estado de Roraima – 2007/2008.

Atuou como representante da PGE-RR no Conselho de Contribuintes do Estado de Roraima – 2013/2016.

DA REDAÇÃO

Comentários