SOLIDARIEDADE – Banco de Leite recebe doação de 400 frascos de vidro

0
148
O material recebido será utilizado no armazenamento do estoque de leite humano do setor / Foto: Sesau/RR /

O BLH (Banco de Leite Humano) do HMI (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) recebeu nesta quarta-feira, dia 12, uma doação de 400 frascos de vidros com tampas de plástico para armazenar o estoque da unidade.

A contribuição foi feita pela ONG (Organização não-governamental) Moradia e Cidadania, instituição criada por funcionários da Caixa Econômica Federal que, em âmbito nacional, atua no desenvolvimento de projetos voltados à inclusão social de famílias brasileiras. Essa foi a primeira doação feita por eles ao BLH.

“Sabendo da necessidade de ter muitos potes para armazenamento do leite, resolvemos fazer essa parceria com a unidade e contribuir com a doação que, lá na frente, vai ser importante para a alimentação de muitas crianças”, disse Cristiano Rodrigues, gerente financeiro da ONG.

A instituição soube da campanha de doação de frascos de vidro realizada pelo BLH durante o mês de maio por meio da imprensa local e decidiu contribuir.

“Acredito que é uma ação importante porque o leite materno é a principal alimentação dos bebês recém-nascidos. Por isso, a sociedade deve colaborar com esse gesto”, pontuou, reforçando a importância dessa contribuição ao banco de leite.

FALTA DE FRASCOS

O armazenamento, acondicionamento, coleta e pasteurização do leite materno depende desses recipientes. O estoque desses itens estava em níveis críticos, a ponto de não ter material a ser enviado para as doadoras de leite que participam  do projeto Amigos do Peito, parceria da Sesau (Secretaria de Saúde) com o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima).

O projeto tem como objetivo buscar as doações de leite materno diretamente na residência das mães doadoras e transportar até o Banco de Leite, onde o material colhido passa por um processo de pasteurização, antes de ser utilizado para amamentar os recém-nascidos da Utin (Unidade de Terapia Intensiva Neonatal).

“É muito importante que qualquer pessoa que tenha frascos de vidro, com tampa de plástico, não despreze esse material e doe para o banco de leite, pois ele é tão importante quanto o próprio leite”, afirmou Franciane Brito, fonoaudióloga do BLH.

COMO DOAR

Quem estiver interessado em fazer a doação de frascos de vidro deve entregar o recipiente, com tampa de plástico, na recepção da Maternidade.

Já para quem deseja realizar a doação de leite humano, é necessário que a candidata esteja amamentando e tenha excedente de leite, além de ter negativado nos exames de HIV e VDRL, que diagnostica a Sífilis.

Caso todos os pré-requisitos sejam atendidos, a doadora deve comparecer ao Banco de Leite Humano do HMI ou, se preferir, ligar para os telefones 4009-4939 ou 4009-4909, para realizar o cadastro.

DA REDAÇÃO

Comentários