ENERGIA LIMPA E SEGURA – Governador acompanha inauguração de indústria que vai gerar de energia limpa em São João da Baliza

0
115
A esmagadora da palma do dendê e uma termelétrica movida a queima do bagaço do dendê vai gerar energia de biomassa para Roraima / Foto: Secom/RR /

O  primeiro passo para Roraima ter uma nova fonte de geração de energia foi dado nesta quinta-feira, 27, em São João da Baliza, Sul do Estado.

O governador Antonio Denarium participou junto com o senador Chico Rodrigues e o prefeito de São João da Baliza, Marcelo Jorge, da inauguração da agroindústria da BFF (Brasil Bio Fuels) que vai transformar a palma e o óleo de dendê em energia de biomassa.

Denarium destacou que é um marco para o Estado a instalação da primeira indústria de biomassa em Roraima.

“É um momento muito importante, nós realizamos o leilão de energia renovável e a BBF foi uma das vencedoras, com isso os produtores serão estimulados a plantar mais dendê na região porque já vão ter pra quem vender sem despesas de transporte. Serão gerados muitos empregos no campo e nas cidades da região do Baliza”, disse.

O governador enfatizou que atrair investidores para gerar emprego e renda é prioridade da gestão, e para isso está desenvolvendo políticas públicas para valorizar os investidores que estão aqui e para atrair mais empresários para Roraima.

“Nós precisamos gerar emprego e mudar a nossa economia que hoje é do contracheque. Para isso precisamos atrair investidores, para que indústrias como essa se instalem em Roraima, mas para que os investidores venham precisamos trabalhar na regularização fundiária, no licenciamento ambiental e numa energia de qualidade. É esse trabalho que o governo está fazendo”, enfatizou.

O presidente da BBF Milton Stegall explicou que todo o processo da geração de energia, desde o plantio até a queima será feito em Roraima.

“O bagaço vai ser queimado na termoelétrica que está sendo construída em São João da Baliza com capacidade de 10 megawatts. E o óleo vai ser levado para Boa Vista para servir de combustível de uma térmica maior com 56 megawatts”, disse.

Além da energia sustentável, já foram gerados 400 empregos diretos na região e estima-se que até 2021 o número de pessoas empregadas seja de dois mil.

“Vamos usar a mão de obra local. Toda  a produção e colheita do dendê é feita artesanalmente, então vamos precisar de muitos trabalhadores. Aqui na esmagadora serão gerados mais de 70 empregos diretos, tudo isso vai ajudar a desenvolver o município e o Estado”, complementou.

DIÁLOGO ABERTO – Dando continuidade a agenda de governo no Sul do Estado, o governador Antonio Denarium conversou com os moradores de São João da Baliza, na Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo.

Denarium aproveitou a oportunidade para apresentar um raio-x da situação do Estado e também ouviu as demandas da população.

O governador disse que as reivindicações foram ouvidas e as medidas para resolvê-las serão tomadas pelo Governo de Roraima, com empenho das Secretarias Estaduais.

“Sabemos que tem muitas áreas do Estado que ainda não estão boas, mas estamos trabalhando para resolver todos os problemas. Trouxemos uma equipe com oito secretários Ouvimos as demandas da população e vamos analisar cada ponto individualmente e solucionar esses entraves”, afirmou.

EDUMAR JUNIOR – SECOM/RR

Comentários