Sesau realiza curso de formação de tutores do método canguru na atenção primária

0
121
O curso será realizado no período de 03 a 05 de julho, durante o dia todo / Foto: Divulgação /

A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde), por meio da Coordenadoria Geral da Atenção Básica/Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Criança, em parceria com o Ministério da Saúde, realizará o Curso de formação de tutores no Método Canguru na Atenção Primária, nos dias 03, 04 e 05 de julho de 2019, nos horários das 08h às 12h e das 13h30 às 18h, no auditório do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, localizada na Av. Presidente Costa e Silva, 950 – São Francisco, em Boa Vista.

Método Canguru é um modelo de atenção perinatal voltado para a qualificação e humanização do cuidado ao recém-nascido, seus pais e sua família que envolve o contato pele a pele precoce e prolongado e reúne estratégias de intervenção biopsicossocial e de cuidados com o ambiente.

Estão sendo disponibilizadas 40 vagas ofertadas aos municípios do estado e
Maternidade, com o intuito de ampliar o universo de profissionais da atenção primária qualificados na atenção aos recém-nascidos de baixo peso – Método Canguru.

Os profissionais que participarem efetivamente do curso do Método Canguru serão formados como tutores e deverão replicar as oficinas para profissionais de saúde da atenção básica. 

Os critérios para participação no curso são: ter nível superior e que atue na Maternidade, na Estratégia de Saúde da Família e no Núcleo de Apoio à Saúde da Família; ter disponibilidade de tempo; ter perfil de liderança; ter experiência em condução de grupos.

Na capacitação, será construído um plano de ação para o cuidado compartilhado na atenção básica do estado, e dentre as ações está a réplica da capacitação pelos profissionais capacitados no seu município de origem.

DA REDAÇÃO

Comentários