INTEGRAÇÃO – Governo moderniza serviços dos Postos Avançados de Identificação

0
83
O trabalho foi modernizado em quase todas as cidades do Estado em que há postos avançados do Instituto de Identificação / Foto: Polícia Civil /

O Governo do Estado, por meio da PCRR (Polícia Civil de Roraima), está concluindo a modernização dos serviços oferecidos pelo IIOC (Instituto de Identificação Odílio Cruz) para expedição da Carteira de Identidade. A partir de agora, Alto Alegre passa a oferecer a emissão online do documento.

Parceria entre a Polícia Civil, a Sesp (Secretaria de Segurança Pública) e a DPE (Defensoria Pública do Estado) foi essencial para a efetivação do serviço online do Posto Avançado de Alto Alegre. As Carteiras de Identidade passam a ser emitidas na sede da Defensoria Pública Estadual, localizada no município, das 8 às 14 horas, de segunda-feira a sexta-feira

Somente nesses primeiros seis meses da atual gestão, foi possível modernizar o trabalho em quase todas as cidades do Estado em que há postos avançados do Instituto de Identificação.

“Alto Alegre, Caracaraí, Pacaraima e Rorainópolis, que antes atendiam manualmente, já contam com o serviço online, o que representa celeridade na emissão das Carteiras de Identidade. Os municípios de Amajari, Iracema e São Luiz já nasceram modernos. O próximo a ser beneficiado será Mucajaí”, ressaltou o diretor do Instituto de Identificação, Amadeu Triani.

“A parceria da Sesp, Polícia Civil, por meio do IIOC, e Defensoria Pública está atendendo aos anseios da população. A Defensoria também foi beneficiada com nosso banco de dados, o que representa celeridade nas instruções processuais e atendimentos aos assistidos”, acrescentou o diretor.

Considerando que todas as investigações começam pela identificação dos possíveis autores e das vítimas, a Delegacia do Município de Alto Alegre também foi contemplada e todas as máquinas, com acesso à internet, estão configuradas para conectar-se ao Portal IdNetBrasil Civil e Criminal online, dando celeridade nas instruções dos Inquéritos Policiais e nas investigações.

A Defensoria Pública cedeu uma sala climatizada, internet segura e de boa qualidade. A PCRR forneceu os equipamentos modernos. Uma servidora da União já atendia em Alto Alegre, pelo sistema manual; e a equipe foi reforçada com mais uma servidora cedida pela Sesp, que foi treinada pelo IIOC.

De acordo com o diretor do IIOC, as mudanças e modernização do Posto Avançado vão somar no atendimento à população da sede do município de Alto Alegre e de comunidades do seu entorno.

“Desta forma, estamos promovendo cidadania e mais celeridade no atendimento, que era antigo e ultrapassado’, disse.

O sistema está interligado a todas as delegacias do interior, com acesso ao Portal IdNetBrasil online . Com isso, as unidades têm rapidez nas instruções dos inquéritos policiais e nas investigações.

“A modernização continuará avançando e fortalecerá a perícia papiloscópica, possibilitando a celeridade dos laudos para a Justiça, integrando as forças de segurança pública e também o sistema prisional”, concluiu Triani.

DA REDAÇÃO

Comentários