Deputado Edio Lopes participa de início de obras de energia para comunidades da Raposa, em Normandia

0
153
O deputado federal Edio Lopes destinou R$ 1,7 milhão para a obra, por meio de emenda parlamentar junto à Sudam / Foto: Divulgação /

O deputado federal Edio Lopes (PL/RR), participou neste sábado, 06, do início da obra de eletrificação que vai atender comunidades na Terra Indígena da Raposa, em Normandia.

O evento aconteceu na comunidade de Coqueirinho e reuniu representantes da Katispera, Prainha, Laural e Embaúba, todas as cinco que serão beneficiadas com energia 24 horas.

A iniciativa foi garantida com recursos de R$ 1,7 milhão, articulados pelo parlamentar junto a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Presentes estavam o prefeito Gute Brasil, que tem sido um parceiro importante de Edio nas ações em benefício de mais de 200 famílias indígenas que moram naquelas comunidades, os tuxauas Clinger Salustiano (Coqueirinho), Ananias Vieira (Katispera), Vando Raposo (Prainha), Clodomir Malheiros (Embaúba), Manoel Gomes (Laural), e os convidados Floraci da Silva (Milagres) com o marido, pastor Nario Lima, Damildes Fideles (tuxaua da Raposa), e moradores.

Edio Lopes disse que a ação que vem articulando para levar energia às comunidades indígenas, visa corrigir um abismo social que o Brasil impõe aos povos indígenas.

“Muitos anos se passaram para que os indígenas desfrutassem dos benefícios da energia elétrica em suas casas. Meu desejo é corrigir essa injustiça social, começando com os povos indígenas de Roraima”, afirmou o parlamentar.

Para o prefeito Gute Brasil, a parceria com o parlamentar vem dando certo e muitas comunidades já foram beneficiadas.

“Estou fazendo o lançamento de mais um projeto de eletrificação que vai atender comunidades do nosso município. Essa parceria tem dado certo e vai continuar”, concluiu.

O tuxaua Clinger Salustiano agradeceu mais uma vez ao parlamentar em nome de toda comunidade. “Agradecemos essa obra que vai beneficiar várias comunidades. É um privilégio a gente estar recebendo esse benefício, que vai ajudar a gerar renda e acabar com várias dificuldades”, agradeceu.

Para Edio Lopes é importante valorizar as parcerias bem sucedidas, como a com o líder indígena Orlando Justino e ressalta a dedicação do ex-prefeito do município para a realização dessas ações na região da Raposa.

“É importante contar com parcerias como a do Orlando, que sempre acompanha meu trabalho no município, levantando as demandas e me ajudando no cumprimento de minhas ações”, finalizou o parlamentar.

DA REDAÇÃO

Comentários