Denarium sanciona lei que dá nome de ex-governador ao bloco E do HGR

0
612
A nova lei teve origem no Projeto de Lei nº 044/2019, de autoria da deputada estadual Catarina Guerra / Foto: Ederson Brito /

No final da tarde desta segunda-feira, 08, o governador Antonio Denarium (PSL) recebeu em seu gabinete a deputada estadual Catarina Guerra (SD). Na ocasião, Denarium informou à parlamentar sobre a sanção da Lei nº 1.320/2019, que denomina o Bloco E do Hospital Geral de Roraima (HGR) como “Governador José de Anchieta Júnior”.

A nova lei estadual foi sancionada no dia 3 de julho e publicado no Diário Oficial do Estado (DOERR) no dia seguinte. A lei teve origem no Projeto de Lei nº 044/2019, de autoria da deputada estadual Catarina Guerra, que foi aprovado por unanimidade pelo Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), durante a sessão do dia 21 de maio último.

De acordo com Denarium – que foi adversário de Anchieta no segundo turno da eleição para o Governo de Roraima em outubro de 2018 -, a homenagem é um reconhecimento à memória e ao trabalho do ex-governador.

“Inclusive, as obras de construção do Bloco E do HGR, foram iniciadas na gestão do ex-governador José de Anchieta. Nada mais justo que ele receba essa homenagem póstuma”, disse Denarium.

Catarina disse estar feliz com a disposição do governador em sancionar essa lei, em um gesto de grandeza e respeito para com o ex-governador. “Estou muito feliz e sou grata por esse gesto, pela sanção dessa lei”, afirmou a parlamentar.

Quem foi José de Anchieta

José Anchieta Júnior era engenheiro civil, nascido no Estado Ceará, mas se considerava um roraimense de coração. Foi secretário estadual de Infraestrutura e vice-governador do então governador Ottomar Pinto. Por ocasião do falecimento do brigadeiro Ottomar Pinto, em 2007, Anchieta assumiu o Governo de Roraima e foi reeleito governador em 2010.

Durante suas duas gestões como governador de Roraima, José de Anchieta conseguiu realizar inúmeras obras e ações que mudaram a vida das pessoas. Implantou diversos trabalhos sociais, foi o primeiro governador do país a asfaltar vicinais, realizou concursos públicos em diversas áreas, ampliou o HGR, inaugurou o Hospital de Rorainópolis, levou energia e ensino superior ao interior e criou escolas indígenas.

Como governador, José de Anchieta conseguiu, junto ao Governo Federal, uma ampla restauração da BR-174, ligando Roraima ao restante do país, sendo parte da obra financiada com recursos do próprio Estado. Ele também investiu em obras de infraestrutura e saneamento, fazendo de Boa Vista a primeira capital brasileira com 100% de água tratada, além de aumentar a coleta de esgoto de 18% para 70%.

Foi na gestão de José de Anchieta que ocorreu a idealização e a consecução de recursos para a construção do Bloco E do HGR que, ao todo, possui 120 leitos e 40 vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), além de 10 salas de cirurgias.

O ex-governador José de Anchieta faleceu aos 53 anos, no dia 6 de dezembro de 2018, no Hospital da Unimed em Boa Vista, vítima de um infarto fulminante.

DA REDAÇÃO

Comentários