FORTE SÃO JOAQUIM – Governo concede medalha a agente da Força Nacional

0
400
Na oportunidade, o comandante da FN agradeceu, disse que a homenagem é consequência do esforço e dedicação de cada militar integrante da tropa / Foto: Fernando Oliveira /

Como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestado ao Estado, o Governo de Roraima concedeu nesta sexta-feira, dia 12, a Medalha Ordem do Mérito Forte São Joaquim, ao grau de Oficial, para o comandante da Força Nacional no Estado, capitão Souza Neto. Após cumprir sua missão em Roraima, ele seguirá para Ponta Porã (MS).

A cerimônia de entrega da comenda ocorreu na sala de reuniões do Palácio Senador Hélio Campos. A Medalha Forte São Joaquim é a maior comenda do Estado, concedida a autoridades e personalidades que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento de Roraima.

“Estamos concedendo a Medalha Ordem do Mérito Forte São Joaquim ao capitão Souza Neto, pelos relevantes serviços prestados a toda a sociedade roraimense, onde está sendo substituído por um novo capitão. A Força Nacional é nossa parceira e sempre em ação conjunta com a Polícia Militar de Roraima e a Polícia Civil tem mostrado um excelente desempenho”, destacou Antonio Denarium.

Após seis meses atuando na Segurança Pública do Estado de Roraima, o capitão Souza Neto passa o comando da Força Nacional em Boa Vista para o capitão Artur Silva, que dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desempenhado pela tropa.

“É uma honra, uma satisfação estar sendo reconhecido. Tenho certeza que minha passagem pelo Estado foi um grande aprendizado”, disse Souza Neto.

Com a missão de substituir Souza Neto, o capitão Artur Silva disse que a prioridade será manter os trabalhos até aqui desenvolvidos. “O objetivo inicial é manter o que o capitão vinha fazendo, cumprir as determinações e apoiar as instituições para dar mais tranquilidade à população”, declarou.

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Elson Paiva; o comandante da PMRR, coronel Elias Santana; o subcomandante da PMRR, Eliabe Campos; o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho; o secretário de Administração, Pedro Cerino; e a chefe do Cerimonial do Governo, Bruna Sacke.

HISTÓRICO – O capitão QOPM Joaquim Vieira de Souza Neto é natural de Cocais (PI), graduado como Bacharel em Direito pela Universidade em São Paulo, e pós-graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade Cruzeiro do Sul. Ingressou nas fileiras da corporação da Polícia Militar do Maranhão em 2010, como cadete, o 1º ano no CFO (Curso de Formação de Oficiais).

Em 2014 foi declarado aspirante a Oficial PM, sendo designado para servir ao 8º Batalhão da PM, Jerônimo de Albuquerque, sediado na capital de São Luiz (MA). Em 2015 foi transferido para 10º BPM (Batalhão de Polícia Militar) da cidade de Timor (MA), assumindo o comando do Policiamento Especializado.

Em meados de 2015, concluiu com êxito o curso de INC (Instrução e Nivelamento de Conhecimento) da FN (Força Nacional de Segurança Pública).

Em 2016, foi convocado pela primeira vez para participar da segurança pública nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Em 2017, de volta ao Estado de origem, realizou o curso de Técnicas e Táticas Urbanas.

Em 2018, foi novamente convocado a operar na FN, concluindo com êxito a 4º readaptação da base em Brasília (DF), tendo sido designado ao termino do curso a atuar em Manaus (AM), onde atuou como subcomandante da operação no sistema prisional do Estado.

Em 2019, foi designado para assumir o comando da Operação Boa Vista, na operação dos órgãos de segurança pública do Estado de Roraima.

WESLEY OLIVEIRA – SECOM/RR

Comentários