AMAZÔNIA LEGAL – Denarium delibera questões de Roraima em Fórum de Governadores

0
69
O Fórum ocorreu nos dias 01 e 02, em Tocantins, com a participação de governadores e secretários estaduais e terminou com a assinatura da Carta de Palmas / Foto: Divulgação /

Governadores dos sete Estados da Região Norte e de dois da Região Centro-Oeste participaram do 18º Fórum de Governadores da Amazônia Legal nesta sexta-feira, 02, na sede do Governo de Tocantins. Na pauta, questões pertinentes à gestão pública e captação de recursos propostos na Carta de Palmas.

Na reunião, os governadores deliberaram sobre a Carta, onde estão as propostas para ações conjuntas entre os governos para atuar em captação de recursos e financiamentos em instituições financeiras nacionais e internacionais.

As ações propostas têm o objetivo de aprimorar a gestão pública nos Estados que compreendem a Amazônia Legal e promover o desenvolvimento econômico sustentável. Durante a reunião, o governador Antonio Denarium debateu sobre os entraves existentes em Roraima.

“Falamos hoje de Zoneamento Ecológico Econômico. Temos que trabalhar gerando emprego e renda, atrair investidores para a Região Norte e preservar a nossa floresta, o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, enfatizou.

CÂMARAS SETORIAIS – Durante esta quinta-feira, 01, secretários estaduais da Amazônia Legal se reuniram em Palmas-TO, para trocar experiências, discutir gestão pública e desenvolvimento sustentável da região.

As câmaras foram divididas em áreas temáticas, como Educação, Saúde, Segurança Pública e Meio Ambiente. O intuito das câmaras foi identificar prioridades e sugerir ações para elaborar a Carta de Palmas, que foi assinada pelos governadores durante o Fórum nesta sexta-feira, 02, e será enviada ao presidente da República.

Além de governadores e secretários, o evento contou com a participação de deputados federias e estaduais, da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e da senadora por Tocantins, Kátia Abreu.

ROSI MARTINS – SECOM/RR

Comentários