Requerimento de Edio Lopes para realização de audiência pública sobre Operação Acolhida é aprovado em Comissão

0
94
Edio Lopes: “Boa parte da população de Roraima é composta de venezuelanos, e isso tem causado enormes problemas para o estado, sobretudo para a administração pública” / Foto: Natanael Alves /

A Comissão de Relações Exteriores de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados aprovou na tarde desta terça-feira, dia 13, o requerimento do deputado federal Edio Lopes (PL/RR) no qual solicita a realização de audiência pública para discutir sobre a Operação Acolhida.

Em seu discurso na Comissão, o parlamentar ressaltou que boa parte da população de Roraima é composta de venezuelanos, e isso tem causado enormes problemas para o estado, sobretudo para a administração pública, em áreas como saúde, segurança e educação.

“Roraima não estava preparada para receber um volume tão grande de imigrantes, como nenhum outro estado estaria. Pedimos essa audiência para debatermos essa questão, sobretudo para que possamos utilizar o plenário desta comissão no intuito de auxiliar Roraima e o Brasil na condução dos venezuelanos para outros estados da federação”, ressaltou Edio, destacando que a situação só não é caótica por conta da eficiência do trabalho realizado pelas Forças Armadas, sob o comando do Exército Brasileiro.

A data da realização da audiência pública será marcada em breve pela CREDN.

Gado leiteiro

A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) empenhou, na última segunda-feira, dia 12, recursos de R$ 700 mil de emenda do deputado federal Edio Lopes (PL/RR), para a implantação de projeto de gado leiteiro em atendimento a pequenos produtores do entorno da sede de Normandia.

Edio Lopes destaca que esta ação foi uma iniciativa sua em parceria com o prefeito Gute Brasil, do município, onde já foi executado o projeto pioneiro de bovinocultura indígena.

Ele ressalta que boa parte dos beneficiados já são produtores de melancia, hortigranjeiros, entre outros, e esta será mais uma forma de expandir suas atividades na área da pecuária de gado leiteiro.

O projeto envolve a aquisição de 151 animais, além de insumos, capacitação dos produtores com a aplicação de cursos sobre criação e manejo de gado leiteiro e melhorias genéticas com inseminação artificial das matrizes.

Serão beneficiadas diretamente mais de 30 famílias de criadores e produtores de leite e seus derivados, e indiretamente, uma população de aproximadamente 150 pessoas no entorno do município.

O prefeito ressalta que a Prefeitura Municipal está trabalhando em projetos para incentivar a geração de emprego e renda em Normandia, que é um grande desafio de todos os municípios.

“Esse projeto de bovinocultura leiteira, em parceria com o deputado Edio, vai nos ajudar muito, porque o leite é aquela renda diária para as famílias. Estamos também buscando nessa parceria a implantação do projeto Balde Cheio, junto com o deputado, a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] e a nossa Prefeitura”, explica Gute Brasil.

DA REDAÇÃO

Comentários