Estudante do IFRR representará Roraima no Parlamento Jovem Brasileiro

0
76
Éder Gabriel Chaves Brandão é aluno do 3º ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio / Foto: CCS/Campus Boa Vista /

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) mais uma vez terá um aluno representando Roraima em evento nacional. Desta vez, será Éder Gabriel Chaves Brandão, do 3.º ano do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio, que participará do Parlamento Jovem Brasileiro.

Éder concorreu com mais quatro estudantes de Roraima selecionados para a fase final e teve seu projeto escolhido para ser apresentado em uma jornada legislativa jovem, que muito se assemelha ao processo legislativo real.

Parlamento Jovem Brasileiro

Os estudantes selecionados tomam posse como deputados jovens e participam ativamente de todo o processo, dando voz às suas ideias.

O programa busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania brasileira, que é o conhecimento sobre a organização da democracia representativa e a importância da participação e do controle social.

Projeto

Éder propõe o aproveitamento da energia solar por meio da instalação de painéis fotovoltaicos para a diminuição de gastos públicos nas escolas públicas estaduais localizadas na zona rural de Boa Vista.

“O objetivo é reduzir os gastos do governo com contas de energia das escolas públicas. Além disso, visa sensibilizar crianças e jovens a serem multiplicadores de boas práticas com relação à adoção de formas alternativas de energia em suas próprias casas, contribuindo, assim, para a economia familiar”, disse.

A primeira parte do projeto, com foco na educação ambiental, prevê a realização de palestras de sensibilização nas escolas. Já a segunda contempla toda a orientação técnica para a implantação do sistema de energia fotovoltaica.

Sobre seu interesse em participar do programa, o estudante declara que tem um sonho de um dia se tornar parlamentar.

“Tenho um sonho de me tornar um grande parlamentar e representar meu estado nacionalmente. Então, para mim, participar do Parlamento Jovem será uma experiência fantástica de vivenciar a rotina do processo legislativo. E, além disso, desejo mostrar para meus amigos de que forma o jovem pode exercer seu papel, atuando de forma proativa, contribuindo para as mudanças sociais e incentivando outros jovens a participar cada vez mais da vida social e política do País”, contou.

Uma das vertentes do projeto é proporcionar a interdisciplinaridade por meio do trabalho integrado das diversas disciplinas, pois os alunos terão conhecimentos acerca da fabricação das placas, o que envolve conteúdos de Matemática, Ciências, Geografia, Eletrônica, entre outras.

Apoio

Para a elaboração do projeto, Éder teve o apoio do acadêmico do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) Elias Freitas.

“O impacto desse projeto está justamente no que o governo deixaria de gastar com as altas contas de energia e poderia investir em outros serviços, como até mesmo na educação. Em longo prazo, seria uma economia de 70%. O projeto também tem alta viabilidade técnica, pois Roraima está situado muito próximo da Linha do Equador, onde há maior incidência dos raios solares”, explicou o acadêmico.

Elias fala com satisfação e entusiasmo da conquista do amigo e destaca que ele poderá influenciar positivamente outros estudantes.

“Com o exemplo do Éder, podemos despertar o interesse de outros jovens para que possam participar também desse tipo de programa, debatendo sobre novas oportunidades. Dessa forma, ele está contribuindo para a sua comunidade”, disse.

Câmara dos Deputados

Entre os dias 22 e 27 de setembro, Éder participará, em Brasília (DF), com mais 77 jovens de todo o Brasil, de atividades na Câmara dos Deputados, onde defenderá seu projeto, será filiado a um partido, participará de relatorias de projetos e fará a votação.

Mas, antes disso, até 22 de agosto, o estudante participa de um curso preparatório on-line para as atividades no parlamento.

VIRGINIA ALBUQUERQUE – CCS/Campus Boa Vista

Comentários