INCLUSÃO – Apae Boa Vista promove palestras em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

0
88
 O evento tem a intenção de trazer à tona a inclusão da sociedade para o debate e reflexão sobre o tema / Foto: Ascom/Apae Boa Vista /

Seguindo o cronograma nacional, a Apae Boa Vista promove, dos dias 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

Com o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, o evento tem a intenção de trazer o assunto à tona, incluindo a sociedade para o debate e reflexão quanto a igualdade e inclusão para as famílias atendidas na unidade.

Toda a diretoria e voluntários da Apae estão na coordenação do cronograma de ações. 

“Esse tema é importante, pois sabemos que a família é a base de tudo e ela participa integralmente no processo de qualidade de vida de seus filhos. Vamos reforçar essa ideia nas palestras e compartilhar com todos o conhecimento sobre inclusão social”, explicou o presidente da Apae Boa Vista, Bruno Perez.

As palestras e rodas de conversa serão realizadas na sede da Associação, sempre as 14h e serão ministradas pela assistente social, fonaudióloga, psicopedagoga e psicóloga do quadro de multiprofissionais da unidade.

ENTENDA A DEFICIÊNCIA

Pessoas com deficiência intelectual e múltiplas são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com amplas possibilidades de combinações. Pessoas com deficiência mental e física são exemplos mais comuns do caso.

“A equipe multidisciplinar vai buscar através das palestras e rodas de conversas, um momento de interação e troca de experiência entre as famílias e toda equipe, sempre incentivando a busca de conhecimento e defesa de garantia de direitos dos nossos assistidos. Os desafios ainda existem, mas muito se avançou no processo de inclusão”, afirmou uma das coordenadoras do evento, Edilamar Soares.

Edilamar vive em casa a maior de todas as experiências da vida. Tem um filho de 15 anos, portador de múltiplas deficiências. “Ele é minha vida e meu amor”, enfatizou.

DA REDAÇÃO

Comentários