SEGURANÇA AVANÇANDO – Roraima tem primeira turma do curso de Policiamento Ambiental formada

0
106
Para reforçar a segurança, também teve distribuição de armamento, munições e equipamentos para a Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros / Foto: Fernando Oliveira /

A Segurança Pública de Roraima está sendo fortalecida e uma das ações para concretizar esse objetivo foi a formação da primeira turma de Policiamento Ambiental do Estado, que ocorreu nesta quinta-feira, 29, no Palácio Senador Hélio Campos.

Ao todo, 32 militares foram formados, sendo que desses, 22 são policiais militares de Roraima, três do Corpo de Bombeiros de Roraima, um guarda municipal de Boa Vista e um de Mucajaí, além de um policial militar de São Paulo, dois policiais militares do Mato Grosso, um policial militar do Maranhão e um do Acre. O curso iniciou em maio e terminou nesta quinta-feira, 29.

“Esta é uma ação muito importante para promover a segurança dos roraimenses e a proteção do Meio Ambiente”, frisou o governador de Roraima, Antonio Denarium, que foi o primeiro governador da Amazônia Legal a assinar uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que pede o apoio da União caso haja algum foco de incêndio em florestas no Estado.

O comandante da PMRR (Polícia Militar de Roraima), Coronel Elias Santana, explicou que já existe desde 2010 uma Companhia Independente de Policiamento Ambiental, a Cipa, mas que os policiais não tinham conhecimento técnico, apenas o que era adquirido ao longo das experiências de missões.

“Agora são 22 policiais militares totalmente habilitados para atuar em operações nas regiões ribeirinhas e de matas, além de ter conhecimento da legislação referente a fauna e a flora, bem como na aplicação de notificações contra crimes ambientais e para atuar em qualquer situação que ofereça dano ou risco ao meio ambiente”, disse.

Entrega de equipamentos de segurança para Roraima

Na oportunidade, a Polícia Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros de Roraima recebeu fuzis, espingardas, carabinas, pistolas e munições, além de coldres, coletes balísticos e coturnos que foram doados pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

A doação de equipamentos é uma forma de avançar a Segurança do Estado de Roraima, conforme pontuou o governador.

“As armas, munições e outros equipamentos de última geração que foram entregues para nossas forças de segurança mostram que o Governo está trabalhando para combater o crime e manter a ordem e a segurança pública no nosso Estado”, enfatizou Denarium.

OUTROS REFORÇOS

Não é de hoje que as forças de Segurança têm recebido reforços para melhorar a condição de trabalho de agentes e militares. Logo no início do ano, em fevereiro, a Senasp doou armas e coletes balísticos à Polícia Civil.

Em Julho, a Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidade) recebeu três viaturas e 123 computadores para dar celeridade a trabalhos técnicos. Ainda no mesmo mês, o Governo entregou 27 miras holográficas às Polícias Militar e Civil.

BRUNA ALVES – SECOM/RR

Comentários