O desânimo é bastante comum entre as pessoas, sendo resultado de um conflito sentido entre expectativas e um acontecimento que parece diminuir as chances de ela se concretizarem, sendo uma resposta emocional. Ele pode surgir por diversos motivos, como um plano que não deu certo, o dinheiro que acabou antes do esperado, etc. No entanto, para casos comuns, existem algumas formas de melhorar essa situação, com pequenas tarefas do dia a dia e organização. Portanto, continue acompanhando o post de hoje e saiba como ter mais motivação em sua rotina.

Motivação: 7 dicas para não desanimar no dia a dia
Foto de RF._.studio

Faça algumas pausas

Uma dica prática e que pode ser de muita ajuda em sua rotina e fazer pequenas pausas ao longo de seu dia. Seja para beber um chá em sua caneca ou xícara personalizada ou chocolate quente, é importante tirar alguns minutos para dar uma respirada. Dessa forma, você consegue desafogar um pouco das tarefas e evitar que fique muito cansado ou desanimado. Inclusive, não é à toa que muitos fazem pausa para o cafezinho com suas xícaras personalizadas no trabalho. Afinal, além da pausa, ainda ganham um gás a mais para continuar trabalhando.

Faça planos de curto, médio e longo prazo

Em muitos casos, o desanimo pode vir de uma falta de objetivos de vida. Obviamente, você não precisa saber todos os passos do futuro, mas é importante ter algumas metas e planos, ainda que sejam pequenos, para realizar. Afinal, isso pode ser um bom estímulo para nos tirar da inércia que a falta de ânimo pode trazer. Uma boa dica é fazer planos de curto, médio ou longo prazo ou ainda todos eles. Mas, independente de quais forem, eles devem te encorajar a ter atitudes positivas, além de trazer mais animação e alegria.

Alimente-se de forma equilibrada

Nosso corpo precisa de certas substâncias que estão presentes somente nos alimentos naturais, a fim de manter seu funcionamento regular. Inclusive, é importante ressaltar que o desequilíbrio provocado por uma má alimentação não afeta apenas a saúde física, mas também a mental. Isso porque, quando comemos mal, ingerindo muito açúcar e produtos industrializados, isso afeta a produção de hormônios e neurotransmissores, como serotonina, dopamina, endorfina e oxitocina, que são os responsáveis pelas sensações relacionadas ao bem-estar.

Durma bem

Ligado com o tópico anterior, é primordial dormir bem, pois isso impacta muitos aspectos de nossa vida, nos deixando mais dispostos e menos chateados. Contudo, isso não significa apenas dormir uma grande quantidade de horas, mas sim ter um sono de boa qualidade e que realmente te ajude a descansar. Sendo assim, procure dormir e acordar sempre no mesmo horário, além de ter algumas práticas, como fazer a higiene do sono.

Presenteie-se

É muito bom se mimar de vez em quando, comprando algum presente, indo ao shopping ou até mesmo saindo para tomar um café ou jantar. Obviamente, não estamos incentivando o consumismo, mas a sensação de desânimo pode melhorar com pequenos atos. Inclusive, pode se dar de presente uma massagem, tratamento estético ou algo que ajude a estimular o amor próprio.

Pratique exercício físico

Em alguns casos, a preguiça e desânimo podem ser resultado de cansaço e falta de energia. Sendo assim, é importante praticar exercícios físicos regularmente, pois isso irá ajudar a dar uma energia extra para enfrentar a semana. Por mais que você canse durante a prática, ela ajuda a liberar hormônios importantes, que provocam sensação de bem-estar e podem ser muito úteis para quem está se sentindo desanimado.

Faça uma coisa de cada vez

É importante que você não fique ansioso e queira fazer tudo de uma vez, pois isso pode prejudicar seu desempenho. Inclusive, é comum que se tentar isso, irá se sentir oprimido e deixar que a preguiça te domine de vez. Portanto, prefira fazer uma coisa de cada vez, cumprindo cada tarefa como ela tem que ser.

Então, agora que você conhece algumas formas de ir contra o desânimo no dia a dia, já pode colocar em prática nossas dicas. Lembre-se que é muito importante avaliar cada caso com atenção e observar se o desânimo é comum ou se está acima do esperado. Isso porque, dependendo da situação, é ainda mais importante consultar um psicólogo para garantir o acompanhamento de um profissional adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.