De fato, o algodão corresponde a mais da metade das fibras utilizadas em todo mundo, isso porque grande parte das pessoas possui pelo menos alguma peça dessa fibra, como um moletom masculino, uma camisa ou até peças íntimas.

No entanto, existem algumas diferenças entre os tipos de algodão, como o menor impacto ambiental do tipo orgânico, quando comparado ao modelo convencional.

Para saber mais sobre a história dessa malha e o que faz dele tão especial, continue conosco a leitura deste post.

Breve história do algodão

Camiseta de algodão orgânico e algodão natural: qual a diferença
Foto de Leticia Ribeiro

Há 5000 a.C., já haviam evidências do algodão para o uso humano em lugares como o México, Paquistão e Peru.

O resultado dessa fibra natural é um tecido macio, mas de alta resistência, absorção, além de ser lavável e respirável, sendo por isso uma excelente alternativa para a produção de roupas.

As fibras que envolvem as sementes da planta do algodão, também conhecidas como cápsulas, são semeadas com um descaroçador e em seguida são limpas e cortadas, que é o processo de alinhamento das fibras.

E por fim, de fio em fio, são fiadas e tecidas, dando origem a um tecido que vai ser utilizado na confecção de uma variedade de peças do vestuário, como também de roupas de cama, mesa e banho.

Para que esse processo aconteça, ele passa por várias etapas,:

  • Colheita;
  • Limpeza;
  • Compactação da fibra em fardos;
  • Envio para as fábricas;
  • Fiação;
  • Tecelagem.

Finalmente, o tecido pode ser tingido ou estampado antes mesmo de ser enviado aos fabricantes da indústria têxtil.

É importante ressaltar que o cultivo do algodão é a maior cultura não alimentar do planeta, já que é comercializado em mais de 80 países.

Entretanto, seis países detém a concentração de todo o algodão produzido no mundo, que são eles:

  • China;
  • Índia;
  • Austrália;
  • Brasil;
  • Estados Unidos;
  • Paquistão.

Tendo em vista que o cultivo do algodão exige muita mão de obra, por mais que ele cresça bem nas áreas tropicais e subtropicais secas, é preciso disciplina e muito esforço para conseguir bons resultados.

Para o crescimento ideal do algodão alguns fatores são indispensáveis, tais como:

  • Calor seco;
  • Sol;
  • Irrigação regular;
  • Proteção contra pragas e ervas daninhas.

Algodão convencional: quais impactos podem causar?

Embora o algodão seja um material de origem natural e por isso renovável e biodegradável, o seu processo de produção pode causar um impacto ambiental significativo na área em que está inserido.

De acordo com as estimativas, cerca de 24% dos inseticidas e 11% dos pesticidas usados anualmente estão associados ao processo de produção de algodão, assustadores esses números, não é mesmo?

A alta toxicidade desses produtos químicos, contribuem para a contaminação das águas subterrâneas por meio da liberação de óxido nitroso, que é um gás responsável por promover graves mudanças climáticas.

Esse tipo de problema na produção pode levar o agricultor a um declínio nos seus negócios, já que a perda de uma safra pode levá-lo à falência.

Lembrando ainda que, os inseticidas e pesticidas mencionados anteriormente podem aumentar significativamente as chances dos agricultores em desenvolver doenças graves, como câncer e complicações do aparelho reprodutivo.

Algodão orgânico e suas vantagens

De maneira bem objetiva, a principal diferença do algodão orgânico para o convencional é o fato de não utilizar plantas ou sementes mudadas geneticamente, ou seja, o uso de fertilizantes e pesticidas é proibido.

Como a maioria do algodão orgânico é colhido manualmente por trabalhadores, dispensando o uso de máquinas, suas fibras são mais longas e fortes, também conhecido como “algodão longo e descontínuo”.

Ao passo que suas fibras se tornam mais resistentes, ficam também com o toque mais macio, diferente do algodão convencional que não possui uma durabilidade tão confiável.

Com tantas vantagens, a indústria têxtil tem usado e abusado do algodão orgânico, para a confecção dos mais diversos tipos de peças, como filtros de café, roupas de cama, cortinas e roupas variadas, como os moletons masculinos.

Para exemplificar, veja alguns importantes motivos que fazem do algodão orgânico a melhor opção, se compararmos com o convencional:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.