Receita começa a receber declarações do Imposto de Renda a partir de 3 de março

0
137

Brasília – A partir do dia 3 de março, a Receita Federal começa a receber as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física de 2008. Quem optar por fornecer as informações pela internet poderá baixar os programas necessários na data inicial, a partir das 8 horas. A rede mundial de computadores é o meio escolhido por cerca de 98% dos contribuintes.

Além do meio virtual, o contribuinte pode optar por entregar a declaração em disquetes, a serem apresentados nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, ou em formulários, que requerem postagem nas agências dos Correios.

Os modelos de declaração são divididos nas categorias completa e simplificada. Na primeira, é exigida a comprovação das deduções legais. No modelo simples, a Receita concede desconto de 20% dos rendimentos tributáveis, limitado a R$ 11.669,72, sem necessidade de comprovar as deduções.

O prazo para emissão das informações à Receita Federal termina no dia 30 de abril. Em caso de atraso na entrega, haverá cobrança de multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor máximo da penalidade pode chegar a 20% do imposto devido.

da Agência Brasil

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA