O foco do vazamento de tolueno que suspendeu a captação de água no Sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo abastecimento de várias cidades da região metropolitana do Rio de Janeiro, está em um trecho do Rio Guapiaçu, em Guapimirim, na Baixada Fluminense.

Segundo o governo do Estado, a previsão é de que o sistema seja restabelecido ainda nesta quinta-feira (4).

Uma força-tarefa criada pelo executivo estadual identificou o ponto exato do vazamento do poluente, em um trecho por onde passa um oleoduto. Uma barreira foi montada para impedir que a água contaminada do Rio Guapiaçu chegue ao ponto de coleta da Cedae, empresa responsável pelos grandes sistemas produtores da Região Metropolitana.

O problema afetou o abastecimento das cidades de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, parte de Maricá e a Ilha de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro.

O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, informou que a multa para os responsáveis pelo vazamento pode chegar a R$ 50 milhões. Também prossegue a investigação policial para verificar se houve crime ambiental.

A prefeitura de São Gonçalo suspendeu as aulas da rede municipal a partir desta sexta-feira, até que o abastecimento seja normalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.