Produtores de banana de Caroebe ganham entreposto em Manaus

1
297

Será inaugurado nessa quinta-feira, dia 21, em Manaus (AM), o Entreposto da Bananicultura. O local funcionará com infra-estrutura adequada para o armazenamento da fruta, bem como permitirá que os produtores associados à Cooperativa Agropecuária de Agricultores e Agricultoras Familiares de Caroebe – Cooparfac comercializem o produto naquela cidade, de forma mais organizada.

O entreposto é uma conquista dos produtores, por meio do Projeto de Bananicultura, do Sebrae, e do convênio Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), do Banco do Brasil, parceiros da Cooparfac.

O superintendente do Sebrae-RR, Rodrigo Jucá, explicou que, através do Projeto de Bananicultura que vem sendo trabalhado desde 2003, a cooperativa conseguiu um nível de produção e qualidade elevado do produto.

“O produto deles tem mercado garantido em Manaus, porque tem imagem, está associado à qualidade e tem sido muito procurado”, comentou Rodrigo. Ele disse que antes os produtores tinham problema com relação ao mercado amazonense, pois precisavam fazer viagens constantes para buscar e vender banana.

Segundo ele, com essa questão da qualidade e regularidade no fornecimento do produto essas e outras dificuldades serão superadas. “Com esse entreposto os produtores podem comercializar uma quantidade muito maior de banana, pois agora passam a ter uma logística e uma estrutura adequada para conservação da fruta”, frisou Rodrigo.

O superintendente afirmou que essa ação é uma das mais importantes para continuidade do Projeto de Bananicultura. Ele comentou que a parte de comercialização, considerada a mais difícil, será a que remunera a produção após todo um trabalho, bem como irá gerar caixa para continuar a produção.

Cooparfac

O presidente da Cooparfac, Luiz Almeida dos Reis, esclareceu que a cooperativa faz a parte de gestão e comercialização e o Sebrae identifica as necessidades dos produtores, orientando-os e, conseqüentemente, aumentando a qualidade do produto final.

Segundo ele, a comercialização de banana para Manaus já existe de 2006, mas o fato de não ter um local próprio e bem equipado era um dos entraves para manter o produto com qualidade. “Vendas eram boas, ruim era a questão do espaço que não oferecia segurança e influenciava na qualidade da fruta”, comento Luiz.

Com o entreposto será transportada uma média de 1.500 caixas por semana, cada uma com 16 quilos, totalizando 24 toneladas. O ponto está localizado na Avenida Perimetral Norte/Sul, 300 – bairro Alvorada – Manaus (AM)
A Cooparfac iniciou em 2003 com 26 cooperantes e, atualmente, tem com a participação de, aproximadamente, 60 associados.

Ascom/Sebrae-RR

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA