ELEIÇÕES 2010 – ‘Casal’ Jucá dá as cartas

Registro dos tempos em que formavam um casal o senador Romero Jucá e a ex-prefeita Teresa Jucá
O processo eleitoral em Roraima esta sendo bem peculiar. Quando sentiu que sua reeleição (nos moldes anteriores dele de fazer campanha) estava ameaçada, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) transformou-se em um multipersonagem político. Com alianças ortodoxas e heterodoxas, articulando com lideranças do interior, conversando com vários partidos, coisas impensáveis no passado, quando ele chegava faltando 90 dias para a eleição e montava seu staff e partia para a luta.
Nesta pré-campanha já deu para perceber uma coisa: Romero Jucá dá as cartas com poder absoluto em seu partido, o PMDB, mas comanda com mão de ferro o destino de outras siglas, como o PSDB, PR, PPS, além de exercer forte influência capaz de mudar o destino de partidos como o DEM e mantém uma boa dose de pressão sobre uma infinidade de siglas menores.
O poder de Jucá no grupo governista é tanto que, além de seus aliados ocuparem a maior parte das secretarias relevantes e empresas de economia mista, ele é tido como o grande articulador, o homem que dá as cartas, o “marqueteiro” de fato.
Mas a força de Jucá é extensiva à sua ex-mulher Teresa, candidata a deputada federal pelo PMDB e paparicada para ser a vice de Anchieta e, assim dar um toque mais “humanizado” à chapa. Esse poder fica demonstrado quando, para ter a presença de Teresa na convenção do PSDB, o grupo governista adiou a convenção do dia 27 para o dia 29 de junho.
Assim, enquanto ninguém assume de fato e de direito o desejo de ser vice de Anchieta, pelo menos uma coisa já esta clara lá pelas bandas do Palácio Senador Hélio Campos: quem dá as cartas por lá é Jucá e seu grupo.
Por outro lado, indicada pelo prefeito Iradilson Sampaio (PSB), a deputada Marilia Pinto deverá ser anunciada esta semana como candidata a vice na chapa de Neudo Campos (PP), pré-candidato ao Governo do Estado. A aposta do grupo é no prestígio que Marilia tem no Estado, não apenas como filha e herdeira política do brigadeiro Ottomar Pinto, mas principalmente pelo excelente trabalho que vem realizando como deputada estadual.
WIRISMAR RAMOS – da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com)
Loading ...
Blogueiro, jornalista e radialista. A sequência é intencional e representa o nível de importância da atuação de Wirismar Ramos no mundo do webjornalismo. Pós-graduado em Comunicação Social - Assessoria de Imprensa e Novas Tecnologias, Wirismar Ramos costuma dizer que não suporta, em sua vida profissional, atitudes que demonstrem falso moralismo, falsidade, traição, incompetência e preguiça.
Fabio Assunção
7 jun, 2010
o Senador Romero Juca;
Em todos os governos estaduais passado foi oposição; mais sempre foi articulador dos Presidentes da Republica, atualmente é aliado do Governador Anchieta Junior que com pouco tempo de aliança já trouxe varios beneficios para o Estado. Esperamos que em 2011 esse trabalho possa continuar com grandes beneficios para população.
J. R. Rodrigues
7 jun, 2010
Dá-lhe Fábio Assunção. Quando vc volta para as novelas da globo. rsrsrsrsrsrsr!!
wirismar ramos
7 jun, 2010
Já voltou. Tá na Globo. Mas nas horas vagas comenta aqui no FatoReal. Que honra, hein! rsrsrsrs
Ana Paula Arósio
7 jun, 2010
Pronto!!!
Cheguei Fábio Assunção!!!
Vamos falar de global pra global!!
Puxe bem o saco do governador, do senador, de quem paga seu salário. Pois o saco do chefe é o trampolim para o sucesso dos imcompetentes..
Tiana Brazão
7 jun, 2010
Wirismar…
Tranforma logo esse Blog em Site que é sucesso garantido.
Rsrsrsrsrs
Soninha
7 jun, 2010
É meu caro…
A politicagem este ano promete…
Muitas prostituições devem acontecer, principalmente nos bastidores…
Aff….salve-se quem puder…
Antonio
7 jun, 2010
Esse Senador Jucá é realmente frio,calculista e egoista,é por essas e outras é que o povo de Roraima tem de dar mal mesmo,afinal, esse cara só pensa nele e o povo é que se dane,pois,um cara desse apoiar esse governador incompetente é sinal que ele não tá nem aí para a população,realmente, o povo tem o governo que merece.
Deividson Rabello
7 jun, 2010
Uma certeza política dos ultimos 20 anos em Roraima é que o poder esteve dividido entre “ottomarianos” e “Jucarianos”.Com a morte de Ottomar, Romero iniciou um processo para se tornar onipresente nos próximos anos, pretende coroar-se como rei nestas terras.
Não podemos negar que este senador tem sim importância para o Estado, mas devemos ficar atentos, enquanto eleitores, com o futuro politico do Estado.
E quando pensamos em 2014, 2018, 2022… podemos fazer a seguinte reflexão: Que homem/mulher surgirá líder de um grupo capaz de derrotar os anciões de hoje? Na minha opinião podemos ficar atentos a nomes como: Mecias de Jesus, Raul Lima (que não esconde sua vontade de governar este Estado)e Jalser Renier são nomes de articulação que podem crescer definitivamente neste cenário. Mecias largou na frente ao já se consolidar no sul do Estado. E se estes caras não continuarem em linha de ascensão poderemos em alguns anos ver o trono à serviço de Rodrigo Jucá e Luciana Suritta.
Fabio Assunção
8 jun, 2010
Diferente de outros;
Mostra a cara, não se esconde ou ignora os problemas, ta sempre tentado resolver questões do desenvolvimento de Roraima. Romero Juca Filho tem essas e outras qualidades é articulador ex. Precatórios dos professores, PEC dos policiais do ex-territorio, enquadramento de servidores, transferência de terras, acompanha liberação de convênios tanto pra Pref. de Boa Vista e Estado; é sem duvida um Senador trabalhador.
Ana Paula Arósio
8 jun, 2010
Hahahahahaha… Como conhece o trablhao do senador Jucá. Já vi que vc Fábio Assunção entende de droga mesmo.
HULDA JOSELY
15 jun, 2010
Até quando os professores do ex-território de Roraima serão terão que esperar por esses precatórios? Será que não já é bastante as vezes que fomos enganados com promessas que nunca se realizam ME RESPONDA SENADOR.