FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

RORAIMA – No discurso, o Estado que todos desejamos

Sob o título “Roraima está  no caminho certo, diz Anchieta”,  a assessoria de imprensa da coligação “União Por Roraima”, do candidato à reeleição ao Governo do Estado, Anchieta Júnior (PSDB), enviou na segunda-feira (12) release à imprensa informando sobre o que chamou de “primeiro ato político da campanha”, realizado na cidade de Pacaraima (na fronteira com a Venezuela) no último sábado (10). No domingo, a coligação participou de várias reuniões nos municípios de Normandia, Caracaraí, Iracema e Mucajaí.

Já o deputado federal Neudo Campos (PP-RR), da coligação “Prá Roraima Voltar a Ser Feliz”, principal adversário de Anchieta, preferiu fazer arrastões políticos em Boa Vista (nos centros comerciais da Avenida Jaime Brasil e da Feira do Garimpeiro e Conjunto Cidadão). A cada dia, Neudo se consolida ainda mais como candidato ao Governo do Estado. Nesta segunda-feira (12), o candidato obteve uma importante vitória, quando a Justiça Federal publicou decisão do Juiz  Atanair Nasser, que o retira da lista de acusados na Ação Civil Pública que investiga irregularidades na execução de convênios federais e malversação de verbas públicas, no Caso Gafanhoto.

Os outros candidatos ao Governo de Roraima – Ariomar Farias (PCO), Dr. Petrônio (PHS) e Robert Dagon (PSOL), todos sem coligação – ainda não informaram à imprensa a quantas andam suas atividades políticas nesta campanha eleitoral.

A campanha política deste ano esta demorando para decolar. Os dois principais candidatos só saíram às ruas oficialmente quase uma semana depois de o TSE ter autorizado o início da campanha. Isso oficialmente, porque nos bastidores sabemos que a campanha começou, de fato, há muito tempo, especialmente por parte do grupo que detém a máquina administrativa do Estado. O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral terão muito trabalho este ano, especialmente porque a população esta mais atenta e mais decidida a denunciar as irregularidades que presenciar.

Por outro lado, alguns candidatos a cargos importantes este ano parecem não ter noção do que apresentar, do que falar em seus discursos. E olha que a campanha esta apenas começando. Alguns exemplos puderam ser observados nom final de semana, durante as reuniões políticas promovidas pela coligação “União por Roraima”. Senão vejamos:

01 – O candidato Anchieta Júnior disse que “Roraima esta no caminho certo” e que sua coligação reúne “o maior e melhor grupo político para comandar os destinos de Roraima por mais quatro anos”.

Ora, que o grupo reúne a maior quantidade de políticos, fico em dúvida, mas não discuto. Afinal, a água sempre corre para o mar (e o grupo detém a máquina do Governo, portanto, é o mais forte), conforme diz o adágio popular. Mas dizer que esse grupo é o melhor para  “para comandar os destinos de Roraima” é brincar com a inteligência alheia. Qualquer um pode avaliar a situação em que se encontra o Estado, em crise nos setores mais essenciais (saúde, educação, segurança e infraestrutura), exposta em sucessivas greves e denúncias na imprensa.

02 – O discurso mais hilário foi feito pela ex-senadora e ex-secretária do Trabalho e Bem-Estar do Estado, Marluce Pinto (PSDB), candidata ao Senado. Marluce disse que Roraima dispõe de “estradas de boa qualidade, o interior energizado e produzindo, a economia gerando empregos e ajudando a minimizar a participação estatal nesse setor, e dando às pessoas que mais necessitam a atenção necessária, com programas de inclusão e também de assistência social”.

De que Estado estaria falando Marluce? Certamente não é Roraima. Quem conhece e anda pelo Estado sabe que esse discurso esta totalmente fora de contexto. Onde estão as estradas de boa qualidade? A BR-174? Só se for de Boa Vista até Caracaraí, porque o restante esta praticamente intrafegável. Todo mundo sabe disso. Onde estão o “interior energizado e produzindo” e a “economia gerando empregos”? No interior, os agricultores só conseguem sobreviver porque são brasileiros e não desistem nunca, porque as condições são as mais precárias possíveis: falta vicinal trafegável, falta energia elétrica e apoio.

Aliás, essa não é a primeira vez que Marluce faz discurso fora de contexto. Sempre que tem a oportunidade de falar, ela comete vários “deslizes”, como esquecer nomes, falar sobre situações inexistentes, etc., como se estivesse vivendo em outro mundo, outra realidade.

Os discursos do grupo da situação falam sempre de um Estado que desejamos, como se isso fosse a realidade, o agora. Porque não reconhece os problemas existentes e assume o compromisso de resolvê-los? A psicologia diz que o primeiro passo para se resolver um problema é assumir que o tem e, assim, ter condições de promover atitudes a fim de resolvê-lo.

Roraima esta cheio de problemas. Todo mundo que mora aqui sabe disse e sente na pele suas consequências. Só não vê quem não quer, ou vive num mundo de fantasia.

WIRISMAR RAMOS – da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com)

  • Em 2 Anos e 4 Meses!

    Asfaltamento da Estrada do Amajarí e Tepequem;
    Asfaltamento da Estrada do Apiaú e de Alto Alegre até o Rio Mucajaí;
    Asfaltamento da Br-174 BVB/CCI;
    Interligação com Postes de Concreto de CCI/Mucajaí Energia de GURI;
    Interligação com Energia de Guri de Varias Vilas e Vicinais (São Raimundo/Roxinho/Sucuba/Taiano/ etc…)
    Ampliação do Sistema de Abastecimento de Agua e Esgoto de Boa Vista;
    Pagamento das Progressões dos Professores (Não se pagava ha 14 anos) e Serv. Administrativos;
    Substituição dos Postes de Madeira por Concreto nos Municipios do Sul do Estado;
    Reforma e Ampliação do HGR;
    Construção do VIVA COMUNIDADE;
    Construção do CEFOR;
    Licitação para Construção do Hospital das Clinicas;
    Licitação para escoamento de aguas de varias ruas de Boa Vista – vencedora Empres. Conssorcio Pedra Pintada;
    Licitação da Br-174 CCI/Ponte do Rio Alalaú – Empresas CMT/VIA/CALEFFI SEABRA;
    Temos Muitos Problemas na Saúde, Educação e Segurança mais com a Força de Nossa Gente podemos acelerar rumo ao Desenvolvimento por isso acredito no Governador Anchieta Junior.

  • Sacanagem Senhor Prefeito;

    O senhor garantiu que dia 13 de julho nosso 13º salário estaria creditado em nossas contas e mentiu, foi no Programa do Mario Cesar e mentiu outra vez dizendo que no dia 14 de julho sairia e de novo não saiu. Fale a verdade para os seus funcionários senhor Prefeito não minta.

  • Fábio,você acredita no Anchieta por que você não passa de um puxa saco, que se for funcionário público concursado,deve estar a disposição,ou seja,não estar trabalhando e com certeza deve estar ganhando uma boa gratificação.

  • Quer dizer que quem vota no Anchieta Junior é puxa saco e não trabalha. Paciência. Eu voto nesse Governador

Deixe o seu comentório

Trackbacks / Pingbacks