LIVRO DE POESIAS – Jornalista lança hoje ‘Anjo Rebelde’

0
62

O jornalista Amilcar Sérgio Júnior lança hoje (8) e amanhã (9), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e na livraria Saber, respectivamente, o livro de poesias Anjo Rebelde. O trabalho reúne 34 poemas que muito se enquadram na escola literária brasileira do século XIX, da segunda geração romântica denominada ‘Mal do Século’, ou poesias ultra-românticas.

Amilcar diz que recebeu uma influência grande de autores como Álvares de Azevedo e Augusto dos Anjos, por isso, desde a adolescência, começou a rabiscar suas primeiras poesias. “E com o incentivo de amigos, decidi reuni-las em dar vida ao Anjo Rebelde”, conta.

Com forte apelo social e até anti-religioso, o autor mostra-se inconformado com a exploração do forte pelo mais fraco. Chega ao ponto até mesmo de discordar de deus, o seu deus poético, puxando-o pelas barbas. Amilcar usa figuras de linguagem que nos remetem à reflexão sobre a vida humana, segundo o autor, fadada a degradação, ao abismo existencial.

Algumas poesias de Amilcar soam apocalípticas. O autor parece prenunciar uma grande guerra entre o bem e o mal, mas que no final não sobrevivem vencidos nem vencedores, como mostra a quase filosófica construção poética “Juízo Final”. “Só tento mostrar ao leitor que se continuarmos a caminhar nesta direção, não chegaremos muito longe. Observem que o homem cada vez mais promove sua própria destruição”, explica.

LANÇAMENTO

Nesta quinta-feira, Anjo Rebelde será lançado a partir das 19h na ALE-RR, no Centro. Amanhã, às 16h, o autor apresenta novamente o trabalho na livraria Saber, na avenida Major Williams, subesquina com a avenida Ville Roy, no Centro.

O livro é uma produção independente. “Por isso, agora tenho que vendê-lo para pagar a gráfica”, comenta o autor, bem humorado. O livro custa R$ 10,00. Maiores informações: 9151-1415 ou 9121-2947.

Sobre o autor…

Amilcar Sérgio Júnior é paraense, mas mora em Boa Vista desde 1996, ano de ingresso na UFRR, no curso de Comunicação Social/Jornalismo. Foi repórter, secretário de redação, cronista, articulista e atualmente ocupa o cargo de editor-chefe do jornal Monte Roraima, da Fundação Educativa e Cultural José Allamano, ligada à Diocese de Roraima.

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA