*

links

*

mídias

AO LADO DO CONSUMIDOR – Ipem-RR comemora 14 anos de existência

17 maio 2017 | 0 comentário

Instituto fiscaliza produtos que são vendidos ao consumidor roraimense / Foto: Fernando Oliveira /

O Ipem-RR (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Roraima) completou nesta terça-feira (16), 14 anos de atividades no Estado. Órgão delegado do Inmetro (Instituto Nacional de Qualidade, Metrologia e Tecnologia), o Ipem tem por finalidade exercer atividades relacionadas à metrologia, com base nas regulamentações das leis federais de qualidade e certificação de produtos e serviços.

Conforme presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, o Ipem trabalha para garantir que os consumidores adquiram produtos e serviços certificados. Os técnicos do Instituto realizam um trabalho diário de fiscalização, que busca sempre proteger o consumidor e garantir a leal concorrência entre os fornecedores, além do trabalho didático realizado por meio de palestras, que visam esclarecer empresários acerca das normas exigidas pelo Inmetro para comercialização de produtos.

“São 14 anos de existência que solidificam o trabalho desempenhado pelo Instituto. Podemos perceber o respeito das pessoas pelas atividades desenvolvidas. Trabalhamos para atuar de forma comprometida, trazendo a representatividade do Inmetro. E graças à dedicação dos servidores, estamos conseguindo este reconhecimento”, destacou Isabella.

Ela ressalta as conquistas dos últimos anos adquiridas pelo Instituto. “No final de 2016 o MDIC [Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços] disponibilizou cerca de 500 mil reais, que estão sendo investidos nas compras de materiais de informática, aquisição de veículos e construção de um depósito que dará suporte e celeridade aos trabalhos. Além disso, os técnicos de fiscalização estão recebendo capacitação para nivelar os conhecimentos na área da metrologia legal. Sabemos que o Instituto ainda tem muito para crescer, mas já nos sentimos felizes pelos avanços alcançados até aqui”, enfatizou a presidente.

HISTÓRICO

O Ipem-RR foi criado pela Lei nº 372 de 16 de maio de 2003, é uma autarquia com personalidade jurídica, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial. Sua atuação é realizada por meio de um convênio de cooperação técnico-administrativo entre o Estado de Roraima e o Inmetro.

O Instituto conta atualmente com 54 servidores, entre cargos comissionados e federais do ex-território de Roraima. As ações de fiscalização são planejadas pelo Inmetro e executadas de forma periódica no decorrer do ano em todos os municípios do Estado.

Na atual gestão de Governo, foram mais de 25 mil instrumentos verificados pelos técnicos das divisões de Metrologia, pré-medidos, fiscalizados e qualificados. As ações tem totalização média de arrecadação de mais de R$ 3,5 milhões nos últimos dois anos e meio.

CAPACITAÇÃO

Onze servidores do Ipem-RR estão participação do Curso de Formação de Agentes de Metrologia Legal. A capacitação prática tem carga horária de 40 horas e começou nesta segunda-feira (15) e vai até sexta-feira (19), no telecentro do Instituto.

O objetivo é capacitar os servidores para atuar nas atividades da RBMLQ-I Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Conforme o diretor técnico de Qualidade e Metrologia, Alfredo Gadelha, as aulas são semipresenciais e também incluem o compartilhamento de conteúdo online, que proporciona mais conhecimento sobre portarias, normas internas e leis.

“Estamos qualificando ainda mais nossos servidores para atuarem de forma criteriosa e padronizada nas fiscalizações com instrumentos de medição, bem como, no controle da exatidão das indicações quantitativas dos produtos pré-medidos, conforme estratégia do Inmetro,” esclareceu Gadelha.

O curso é ministrado por Emanoel Portela, coordenador de Verificação de Instrumentos do Ibametro (Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade) e monitor do Inmetro.

“O curso totaliza 264 horas e como os servidores já realizaram a primeira fase do curso na modalidade à distância, esta semana vamos concluir a última etapa com aulas teóricas e avaliações práticas de instrumentos de medição e medidas materializadas. Nesse caso, as avaliações serão especificamente para verificação de taxímetro e bombas medidoras de combustíveis líquidos”, explicou Emanoel.

A coordenação do curso é realizada pelo Inmetro, por meio do Cicma (Centro Integrado de Capacitação e Avaliação da Conformidade) e até o final deste mês, os servidores do Ipem-RR concluem mais duas etapas práticas do curso, que envolve fiscalizações de Instrumentos de Pesagens não-automático – balanças comerciais e esfigmomanômetros: mecânicos e digitais – medidor de pressão arterial.

FONTE: SECOM/GOV.RR

Os comentários estão desativados.

//

Enquete

Sorry, there are no polls available at the moment.

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress