FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

Sobre ruídos de comunicação

Na terça-feira (7) os deputados estaduais José Reinaldo (PSDB) e Leonídio Laia (PRTB) fizeram críticas veementes à Assessoria de Comunicação do Governo do Estado. Na opinião dos parlamentares, a Comunicação governamental não está funcionando com eficiência. José Reinaldo chegou a afirmar com todas as letras que já havia sugerido ao governador Anchieta Júnior (PSDB) que mudasse o seu secretário de Comunicação. O titular da pasta é o jornalista Rui Figueiredo.

A indicação de Rui para o cargo foi encampada pelo então presidente do Sindicato dos Jornalistas de Roraima (Sinjoper), Humberto Silva, de saudosa memória. Corria o ano de 2004. O veterano da área Manoel Lima pleiteava o cargo, mas Silva fez circular entre a categoria um abaixo assinado referendando o nome de Rui Figueiredo para a função. Prevaleceu a indicação do sindicato. Rui assumiu a pasta, nemeado que foi pelo falecido Ottomar Pinto.

Mas com o decorrer do tempo, muitos que assinaram aquele abaixo assinado se dizem arrependidos de tê-lo feito. O descontentamento com a gestão de Rui ao longo dos anos tem saltado aos olhos. A manifestação dos deputados é uma demonstração disso. Sei que tem muito de rusgas pessoais nessa história. Mas também há muito de prepotência do secretário de Comunicação no desempenho do cargo.

Tão logo terminou a sessão de terça-feira, Rui Figueiredo compareceu à Assembléia Legislativa para “prestar alguns esclarecimentos”. Fechou-se numa sala com o presidente da Casa, Mecias de Jesus (PR), durante alguns minutos. Ao sair da sala, tentou se explicar a todos que estavam no ambiente apostos para comemorar o Dia do Jornalista. A situação era inoportuna, mas Rui quis falar assim mesmo sobre sua situação.

Veio com a cantilena de sempre, de que é pai de família, que seus filhos ficam e estão constrangidos por verem seu nome citados na imprensa e tal. Disse ser um homem honesto (disso ninguém duvida), que nunca cometeu qualquer ilicitude no desempenho das várias funções que ocupou ao longo da sua vida profissional. Que isso e que aquilo.

Rui fez um apelo sem sentido para que se evitasse falar nas reclamações feitas pelos deputados. Só faltou pedir “pelo amor de Deus” para que não se publicasse nada a respeito. Porém, não cosneguiu explicar o porquê da Comunicação do governo não estar fundionando bem, mesmo com a Secretaria de Comunicação e o Departamento de Jornalismo desta estarem repletos de profissionais.

O blogueiro Wirismar Ramos, postou em seu blog no dia de ontem uma relação de nomes que poderiam ocupar a Secretaria de Comunicação. Ainda não ouvi falar em mudança na pasta. Somente a afirmação do deputado José Reinaldo de que já sugeriu ao governador que fizesse uma alteração na “peça mestra” da secretaria.

Eu demorei a escrever sobre isso por uma questão bem particular. Não defendo nem a saída nem a permanência de Rui Figueiredo no comando da comunicação do governo. Para mim isso é indiferente. Só o faço agora depois de pensar muito sobre o assunto e por ter a certeza de que assuntos de governo são de interesse público. Não importa a qual área digam respeito. E quem ocupa cargo público tem que ter estrutura suficiente para suportar as críticas e ser alvo das observações da imprensa. Quem não tem, que jogue a toalha. É isso.

Luiz Valério – blog Política com Pimenta

Deixe o seu comentório

Trackbacks / Pingbacks