CÂMARA FEDERAL – Remídio é relator da Comissão destinada a acompanhar o fluxo de venezuelanos em Roraima

0
9
Remídio Monai: “Nossa intenção é buscar uma solução rápida e efetiva a esta complexa questão que tanto aflige os nossos cidadãos e ainda os imigrantes que cruzam a fronteira diariamente” / Foto: Alice Andrade /

Foi instalada nesta quarta-feira (7), na Câmara dos Deputados, a Comissão Externa Crise na Venezuela (CEXRR), destinada a acompanhar o crescente fluxo de imigrantes no estado de Roraima.

Na sessão de instalação, um dos relatores, o deputado Remídio Monai (PR-RR) fez a exposição do plano de trabalho elaborado a partir de cinco eixos centrais, que consistem no levantamento de diagnósticos, interlocução com autoridades brasileiras, interlocução com lideranças entre os imigrantes, levantamento do impacto negativo na prestação dos serviços públicos e verificação dos compromissos assumidos em relação à garantia dos direitos humanos.

O parlamentar sugeriu o período de março até maio para as visitas às autoridades, realização de audiências com todos os grupos de interesse e com a finalização das atividades prevista para o mês de junho.

“A previsão é iniciar as visitas no estado, a partir desta quinta-feira, e colocar em prática as ações proposta no plano de trabalho. Vamos também estabelecer uma agenda de atuação junto ao Comitê Federal de Assistência Emergencial para verificar de perto o que de fato vem sendo feito. Nossa intenção é buscar uma solução rápida e efetiva a esta complexa questão que tanto aflige os nossos cidadãos e ainda os imigrantes que cruzam a fronteira diariamente,” salientou Monai.

A comissão é presidida pelo deputado Carlos Andrade (PHS) e tem o objetivo de fiscalizar e avaliar a adequabilidade das ações de acolhimento aos imigrantes, além de acompanhar a gestão do fluxo realizada pelo Governo Federal e as implicações ao Estado de Roraima na segurança, saúde, educação e assistência social.

Para a maior eficiência na condução dos trabalhos dentro da CEXRR foram criadas duas relatorias. A primeira foi designada ao deputado Remídio Monai e que irá abarcar as áreas de proteção social, educação e segurança pública. A segunda relatoria na área da saúde foi atribuída à deputada Maria Helena (PSB).

DA REDAÇÃO

Comentários