japanese american singles

dating sites in russia

live chat girl

singles tennessee

christian singles edmonton

dateing married

swinger club list

singles in raleigh nc

swinging life style

speed dating san francisco

match website

singals dating

mature swinger

dating programs

dating in seattle

live cyber chat

older men videos

couples therapy weekend

date a doctor

nyc excorts

www adulr

find asian wife

dating free uk

compare dating sites

chatroom com

30 singles

jewish single

meeting single

dating free personal

dc swing clubs

dating personals free

black lesbian woman

match love

swinger in uk

costa rican dating

friend finder ca

escort ladies

sex aide

online dating married

lemon drop singles

us army singles

singles vacation

rocklin singles

seks com

ts singles

personal mature

michigan dating services

gay web chat

singles in cleveland ohio

manchester speed dating

santa fe singles

swinging first time

ontario dating site

winnipeg online dating

who is gerard way dating

adultmatchmaker com

singles movie

jewish single online

lesbian personals

86 escort

meet bbws

instant sex chat

teen date

biker singles

singles san diego

dating club

swinger online

swinger clubs austin

girls videos

online chatting site

date portal

bath dating

married woman looking for sex

grand junction singles

sexcam chat

ivy league dating sites

sex dating websites

new mexico singles

escort service chicago

sex text chat

las vegas classifieds

asian mature women

teen relationships

swinging life style

thai dating agency

encounters san antonio

free dating services canada

100 online free dating site

online dating houston

fatwomen com

internet dating website

friend fiinder

localsexcontacts

friendship dating

wi personals

sex fat women

ireland friend finder

sexsearch

scorts miami

prostitutes com

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios
*

links

*

mídias

COMUNICAÇÃO EM BRAILE – Aprovado projeto que beneficia pessoas com deficiência visual

25 out 2011 | 202 visitas | 0 comentário

De autoria de Dhiego Coelho (E), o projeto de lei foi aprovado por unanimidade

O Projeto de Lei (PL) nº 033/2011, de autoria do deputado estadual Dhiego Coelho (PSL), que dispõe sobre a obrigatoriedade do oferecimento de informações em braile nos bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis, farmácias e demais estabelecimentos comerciais afins do Estado de Roraima, foi aprovado na sessão desta terça-feira (25), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), com 19 votos e apoio total dos parlamentares da Casa.

No discurso que antecedeu a votação, Dhiego Coelho reafirmou a importância do proposto para Roraima, o parlamentar acredita que acessibilidade não está limitada à construção de rampas e sim a propostas que possibilitem a extensão da liberdade da pessoa com deficiência.

O projeto defende que frequentar um bar ou restaurante é algo que precisa estar acessível a qualquer cidadão e ofertar um cardápio ou listagem de produtos ou medicamentos em braile é um ato de cidadania e respeito a pessoa com deficiência visual. A justificativa do PL aborda a integração social da pessoa com deficiência como norma constitucional prevista no artigo 203, item IV da Carta Magna brasileira.

O Art. 2º do projeto afirma que os cardápios ou listagens de produtos impressos em braile deverão estar expostos em local de fácil acesso para a pessoa com deficiência visual ou seu acompanhante. Também deve conter todos os produtos e serviços oferecidos no estabelecimento, bem como o valor de cada um. Após a sanção, os estabelecimentos terão um prazo de um ano para se adaptarem conforme a proposição estabelecida no projeto.

“A inclusão social da pessoa com deficiência é responsabilidade de todos. Por isso, é dever ético e moral promover a equiparação de oportunidades. Adaptar os sistemas da sociedade, o meio físico, a comunicação em locais de cultura, lazer e alimentação é um passo importante para a evolução da acessibilidade da pessoa com deficiência”, justifica o parlamentar.

Associação agradece iniciativa

O presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Roraima (ADVIRR), Emerson Almeida da Silva, analisou o projeto como uma oportunidade de adquirir mais liberdade no convívio social. Juntamente com ele, vários deficientes visuais estavam presentes no plenário, acompanhando a votação. “É de grande importância destacar a sensibilidade do deputado Dhiego Coelho. Todo ser humano tem que ter liberdade, os estabelecimentos disponibilizarem o material em Braile facilitará muito a nossa vida”, afirmou.

Ele disse ainda que ser totalmente independente é impossível, mas que projetos desta natureza precisam ser colocados em prática para elevar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Questionado sobre a maior dificuldade enfrentada hoje, respondeu que além da comunicação, o trânsito é algo que precisa de mais atenção por parte das autoridades.

“Eu não tenho coragem de andar em Boa Vista sozinho, por conta do trânsito violento. Apesar de termos nossas bengalas e sabermos nos locomover, o perigo ainda é constante para quem possui algum tipo de deficiência. Tivemos casos de amigos nossos serem atropelados na rua de casa. Entre outros assuntos, a educação também deixa a desejar. Precisamos de mais políticas publicas nesta área”, frisou o presidente.

FONTE: ASCOM DO PARLAMENTAR

Tags:, , , , , , , , , , , , ,

Deixe um Comentário

//

Enquete

Se a distribuição de royalties do petroleo for aprovada, RR receberá por ano + ou - R$ 130 mi. Se em 2012 Anchieta ainda for o governador, como ele gastará esse 'dindin'?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress