EM CARACARAÍ – Ginásio Barandinha passa por revitalização para receber competições dos Jogos Escolares

0
48
Ginásio será reinaugurado na abertura dos Jogos da 1ª região / Foto: Divulgação /

O Ginásio Esportivo Barandinha, localizado em Caracaraí, está sendo revitalizado e será reinaugurado na quarta-feira, 23, durante abertura da etapa regional da 47ª edição dos Jogos Escolares de Roraima. O evento está marcado para começar às 19 horas, e as competições seguem até domingo, 27, naquele município, onde disputarão as competições estudantes locais e de Iracema e Mucajaí.

O chefe da DIEF (Divisão de Estrutura Física), da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Saturno Cícero de Souza, explicou que o Ginásio Barandinha não recebia nenhum tipo de conserto há mais de 12 anos.

“Estão sendo feitos reparos na rede elétrica, hidráulica, sanitária, no telhado, pintura, recuperação de paredes, do piso da quadra, e limpeza no entorno do Ginásio”, explicou Saturno, ressaltando que dentro do prédio as estruturas da copa dos banheiros estavam depredadas por ação de vândalos e do tempo.

Os trabalhos de revitalização são executados por equipes da DIEF. “O Ginásio estará pronto para receber os Jogos Escolares, na quarta-feira, e depois atender às demandas da comunidade”, informou.

A Divisão de Estrutura Física conta em seu quadro com carpinteiros, pintores, auxiliar de eletricista, pedreiro, entre outros profissionais. “Com isso, baixamos o custo da obra para o Estado, uma vez que o processo licitatório é demorado e onera os cofres públicos”, afirmou.

De acordo com ele, os gastos são reduzidos drasticamente. “Conseguimos baixar o valor em 70%. Se os serviços fossem feitos por uma empresa, sairiam no mínimo por R$ 700 mil. Estamos conseguindo fazer por um valor em torno de R$ 200 mil.

Conforme o chefe da DIEF, outros ginásios estão sendo revitalizados para receber os Jogos Escolares, dentre os quais, o de Rorainópolis, Alto Alegre e Bonfim.

“A governadora Suely Campos regionalizou os Jogos e, com isso, pretendemos resgatar a emoção. Tenho escutado muitas pessoas contando histórias dos seus pais participando dos jogos no passado”, disse o secretário-adjunto de Educação, Shiská Pereira Pires, ressaltando que o objetivo é recuperar a tradição e os espaços que sediarão os jogos.

Segundo o secretário, a preocupação não é somente com a realização da competição, mas em oferecer conforto e segurança aos atletas. “Queremos propiciar um ambiente festivo para as famílias, os pais, os amigos, as torcidas, e, em especial, para os atletas que estão competindo”, disse.

DA REDAÇÃO

Comentários