*

links

*

mídias

JORNAL DE RORAIMA – Impresso ‘eleitoreiro’ de Anchieta já tem nome e data de lançamento

3 set 2013 | Comentários

O 'laranja' do governador Anchieta Júnior no novo jornal é o polêmico empresário Guilherme Formighieri, do Paraná (Foto: Divulgação)

O ‘laranja’ do governador Anchieta Júnior no novo jornal é o polêmico empresário Guilherme Formighieri, do Paraná (Foto: Divulgação)

A data do lançamento do novo jornal impresso de Roraima – o Jornal de Roraima (isso mesmo: igual ao telejornal da tv[bb] Roraima, canal 4, Globo) – já está definida: 7 de setembro de 2013. Os equipamentos estão todos instalados e a equipe devidamente contratada. Funcionará em prédio próprio, recém-construído, localizado na Rua Rocha Leal, bairro São Francisco, próximo à Lirauto, bairro São Francisco.

Oficialmente, o proprietário do novo impresso diário de Roraima é o polêmico empresário Guilherme Formighieri, sócio-diretor da Gazeta do Paraná e do site Central Gazeta de Notícias (CGN), ambos abrangendo a região Oeste do Paraná, sobretudo Cascavel. No entanto, de acordo com informações recebidas pelo FatoReal, Formighieri será somente mais um ‘laranja’ no empreendimento. O verdadeiro dono do impresso é ninguém menos que o governador Anchieta Júnior (PSDB).

O jornal será um reforço a mais para a campanha ao Senado de Anchieta e dos seus aliados aos demais cargos majoritários (governador e vice) e proporcionais (deputados federais e estaduais) em 2014. Ou seja, não passa de mais um jornal tipicamente eleitoreiro.

O novo impresso terá como objetivo específico mostrar somente o ‘lado bom’ do Governo Anchieta, e o ‘excelente trabalho’ realizado por ele enquanto governador de Roraima, além de – é óbvio – detonar com seus adversários. A chegada desse novo ‘veículo de comunicação’ também significará um grande reforço no império de comunicação – maior parte pertencente ao Senado Romero Jucá (PMDB-RR) – a serviço do grupo governista existente hoje no Estado.

O novo jornal funcionará em prédio próprio, recém-construído, localizado na Rua Rocha Leal, bairro São Francisco, próximo à Lirauto, bairro São Francisco (Foto: Divulgação)

O novo jornal funcionará em prédio próprio, recém-construído, localizado na Rua Rocha Leal, bairro São Francisco, próximo à Lirauto, bairro São Francisco (Foto: Divulgação)

Setando em ‘formighiero’?

Posso até estar errado – e terei humildade suficiente para pedir desculpas, se for o caso – mas Anchieta Júnior pode estar sentando em ‘formighiero’. Além de responder a processos com pedido de indenização por danos morais, Formighieri é conhecido no Paraná por se aproximar de políticos influentes – como o ex-governador Roberto Requião, por exemplo -, juntar o máximo de informações possíveis que lhes deixem em suas mãos, para depois ‘negociar’, ou jogar a caquinha no ventilador.

Sob o título “Marcos Formighieri detona: ‘Requião traiu a todos, inclusive a mim’”, o Impacto Paraná destaca que o empresário Marcos Formighieri, proprietário da Gazeta do Paraná, se disse traído por Requião e pediu desculpas ao povo paranaense por ter apoiado o antigo aliado, de quem hoje é só decepções e acusações. A charge abaixo, do mesmo Impacto Paraná,  mostra como é hoje a relação entre os dois ex-amigos.

Antes aliados, hoje inimigos públicos: pior para Roberto Requião, claro!

Antes aliados, hoje inimigos públicos: pior para Roberto Requião, claro! (Imagem: Impacto Paraná)

Isso pode, Receita Federal e MPRR?

Uma investigação séria do Ministério Público de Roraima (MPRR) e da Receita Federal poderia tirar essa história a limpo em ‘dois tempos’. Vez por outra se tem notícia de um ‘novo empreendimento’ adquirido pelo governador Anchieta Júnior que, conforme é de conhecimento público, está com seus proventos bloqueados pela Justiça Federal desde 16 de outubro de 2012, devido a calote trabalhista que até aquela data estava em mais de R$ 833 mil.

Também é de conhecimento público em Roraima que antes de se tornar governador Anchieta vivia com a corda no pescoço, endividado, com os credores batendo em sua porta e até andava de carro emprestado. Em apenas seis anos, segundo a Folha de Boa Vista, Anchieta já seria hoje conhecido como o “senhor das mansões”, possuidor de imóveis milionários até na Flórida e no Ceará (sua terra natal), além de empreendimentos de fazer inveja a qualquer empresário bem-sucedido – tudo em nome de ‘laranjas’, obviamente.

Segundo a Folha, além da mansão com uma piscina estilizada em forma de “J”, construída na região do igarapé Água Boa, área rural de Boa Vista, Anchieta Júnior também seria o feliz proprietário de “uma mansão em Boca Raton, na Flórida, um triplex em Fortaleza, um duplex no Rio de Janeiro e um apartamento em Costão do Santinho, em Santa Catarina”. Já em Roraima, o governador teria outra mansão localizada próximo à Companhia Energética de Roraima (CERR), na zona sul da capital, além de mais uma no bairro Caçari.

“A relação de propriedades não para por aí”, informa o jornal, acrescentando que a “referida autoridade ainda é proprietária de um hospital, postos de gasolina, terras rurais com plantio de capim para gado de corte no sul do Estado, além de outras, como proprietário de ‘terras raras’, em Mucajaí, ricas em silício, e ainda sociedade de 70% em uma rede de supermercado local”.

Quisera eu poder escrever aqui um texto diferente, parabenizando os profissionais contratados e dando boas-vindas a esse novo impresso. Teria o maior prazer em fazer isso, caso fosse mesmo um veículo a mais para bem informar a população, denunciar os desmandos e irregularidades promovidos pelos políticos sem escrúpulos que se apossaram dos recursos públicos do Estado, destinando à população roraimense somente o sofrimento e o desprezo.

Infelizmente, isso não será possível. Não dessa vez…

WIRISMAR RAMOS – da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com)

2 respostas para “JORNAL DE RORAIMA – Impresso ‘eleitoreiro’ de Anchieta já tem nome e data de lançamento”

  1. […] e equipamentos para a montagem do jornal teriam sido fornecidas pelo megaempresário paranaense José Marcos de Almeida Formighieri, sócio-diretor da Gazeta do Paraná e do site Central Gazeta de Notícias (CGN), ambos abrangendo […]

  2. antonio roberto disse:

    O empresário Marcos Formighieri é, na verdade, um mega caloteiro… Ele e o governador tem algo em comum: as ações trabalhistas. Só que o governador é “fichinha” perto do Marcos, cujas ações somam mais de 2 milhões…

Deixe uma resposta

//

Enquete

Sorry, there are no polls available at the moment.

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress