SEGURANÇA NAS ESCOLAS – Governo lança plano de ação para garantir segurança dos estudantes no retorno às aulas

0
78
A segurança dos alunos será proporcionada por meio de um patrulhamento comunitário escolar / Foto: Secom/Gov.RR /

O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e a PMRR (Polícia Militar de Roraima) elaboraram um plano de ação para garantir a segurança nas escolas no retorno às aulas do ano letivo de 2018. O trabalho articulado começa nesta segunda-feira, 5, com um patrulhamento comunitário escolar, que será realizado durante todo o ano nas unidades de ensino da capital e do interior.

O comandante de Policiamento da Capital, coronel Lindolfo Bessa, participou da reunião da cúpula de segurança, que ocorreu na tarde dessa sexta-feira, 2, no Palácio Senador Hélio Campos. Ele disse que o reforço no patrulhamento nas escolas foi uma determinação da governadora.

“A governadora Suely Campos quer evitar qualquer tipo de transtorno aos pais e aos estudantes no retorno às aulas. Por esse motivo, ela determinou que os órgãos de segurança aumentassem o reforço no policiamento em frente às escolas, garantindo mais segurança a todos”, ressaltou.

Ele disse ainda que a PM fez um mapeamento das escolas onde existe maior movimentação de pessoas e veículos, para que os policiais e os agentes de trânsito possam atuar de maneira mais eficiente, promovendo um ambiente mais seguro para toda a comunidade escolar.

“O patrulhamento será realizado nos horários de pico, quando inicia e termina o horário das aulas. No momento em que os alunos entram e saem da escola, estaremos atentos para impedir qualquer tipo de ocorrência que fuja da normalidade”, destacou.

O chefe de Fiscalização do Detran, Vilmar Florêncio, ficará à frente da equipe que atuará de forma articulada com a PM, com a finalidade de proporcionar a segurança nas escolas. Ele disse que o reforço no patrulhamento do trânsito nas unidades de ensino é essencial, pois são locais vulneráveis a ocorrências de acidentes.

“É comum o aumento das infrações de trânsito em frente às escolas, devido à correria dos pais e ao grande número de veículos que circulam no entorno das unidades de ensino em horários de pico. Vamos atuar de forma preventiva, orientando os condutores e alunos sobre a importância de manter a segurança no trânsito”, reforçou.

Na capital, o Detran contará com o apoio de quatro viaturas e oito agentes de trânsito, além do efetivo convocado pela PM. Florêncio lembra que esse trabalho articulado já havia sido feito em outros momentos nas escolas e que tem tido muito sucesso.

“Sem dúvidas, o trabalho conjunto da PM e o Detran tem contribuído de forma significativa para a segurança nas escolas. Com o reforço no patrulhamento, temos evitado principalmente a ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo os pedestres”, lembrou.

DA REDAÇÃO

Comentários