O Plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovou, na manhã desta quarta-feira (1º), o reajuste salarial dos servidores públicos estaduais, cuja data-base é o mês de maio. De autoria do Executivo estadual, o Projeto de Lei nº 034/11 concede reajuste de 4,5% linear – para todos os níveis – das administrações direta e indireta. A matéria foi aprovada em turno único, por um placar de 12 x 0. A votação, no entanto, foi acompanhada de protestos por parte da bancada de oposição ao Governo na Casa, que se retirou do Plenário.
De acordo com o segundo vice-líder da oposição, deputado Soldado Sampaio (PC do B), que orientou o grupo a deixar o Plenário, o reajuste ocorreu em virtude da mobilização dos trabalhadores, com sindicatos se reunindo por diversas vezes a fim de elaborar a apresentar propostas ao Governo referentes a essa questão. Entretanto, as categorias não foram ouvidas, nem tampouco os deputados oposicionistas, que queriam uma ampla discussão sobre o tema.
“O Governo só concedeu esse reajuste por causa da pressão que sofreu das classes, ou seja, teve que reconhecer e cumprir a lei nº 769, que trata da reposição salarial dos servidores, tendo como data-base o mês de maio. A retirada da bancada do plenário foi em protesto contra a falta de transparência do Executivo em discutir e explicar como se chegou a esse índice de 4,5% para os servidores da administração direta e indireta do Governo do Estado”, explicou, acrescentando que o reajuste concedido aos servidores da Defensoria Pública (DPE), do Ministério Público de Roraima (MPRR) e do Tribunal de Justiça (TJ-RR) foi de 5%.
“O Governo não é transparente, muito menos quando se fala em discutir com os trabalhadores. Em momento algum as categorias foram chamadas para conversar e serem ouvidas quanto ao índice de reajuste salarial. O Governo diz que não tem dinheiro para conceder um maior reajuste, mas não demonstra, não prova o que diz. Enquanto isso, o DIEESE, através de pesquisa encomendada pelos sindicatos, aponta que o Governo tem, sim, recursos para atender às categorias”, protestou.
Contra a negligência
Sampaio explicou que todos os deputados que compõem a bancada de oposição defendem o aumento salarial dos servidores estaduais, mas são contra a forma negligente com que o governo apresentou a matéria à ALE-RR, em regime de urgência, sem dar tempo para uma melhor discussão.
“São vários os índices de perdas salariais, que variam de acordo com a categoria. Para algumas categorias, a perda salarial chega a 50%, até 64%. O que queremos é que o Governo tenha esse compromisso de chamar as categorias, as entidades, os sindicatos e explique que só pode conceder esse índice de reajuste, mas demonstre, com dados concretos que esta falando a verdade, além de definir um calendário de reposição salarial desses servidores”, cobrou.
O deputado Sargento Damosiel (PRP) disse ser favorável ao reajuste salarial dos servidores, até porque a data-base da categoria encerrou-se no final de maio, mas também criticou a forma como a matéria foi apresentada ao Plenário. “O que estamos questionando é o fato de não ter havido discussão nenhuma em torno desse índice apresentado pelo Governo. Nenhum deputado, nem os servidores tiveram a oportunidade de discutir o assunto. É comum o Governo enviar projeto para ser aprovado que só tomamos conhecimento no Plenário, onde ele tem maioria e todo matéria merece uma ampla discussão. Que fique claro que a nossa manifestação não é contra o reajuste dos servidores, mas sim em protesto contra a falta de discussão da matéria”, enfatizou.
Oposição também integra o Parlamento
Segundo o deputado Gabriel Picanço (PSB), os deputados da situação não se atentaram que a bancada de oposição também faz parte do Parlamento. “Eles vieram para atropelar, votar um projeto em regime de urgência urgentíssima, sem aceitar discutir a matéria. Então, nos abstemos de votar porque não conhecemos o teor do projeto, que não foi discutido pelo Plenário”, afirmou.
Brito Bezerra (PP) disse entender e defender que esse reajuste tivesse sido melhor discutido com os maiores interessados, que são os servidores públicos. “Nós, da oposição, gostaríamos que esse reajuste fosse melhor discutido com as categorias, com a participação de todos os parlamentares, seja da situação ou oposição, para ver se realmente há condições de conceder só 4,5%, ou mesmo que fosse 5%, 8%, ou 10%. Mas não nos foi dada essa oportunidade e foi por isso que a liderança orientou a retirada dos deputados de oposição do plenário”, explicou.
O deputado Dhiego Coelho (PSL) também reforçou o protesto da bancada quanto à falta de discussão da matéria. “Acreditamos que esse índice apresentado pelo Governo deveria ter sido até maior, ou que nos fosse explicado melhor, por meio de uma discussão mais aprofundada, como se chegou a esse patamar”, defendeu.
WIRISMAR RAMOS – da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com)
FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios
© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!
Esses deputados governistas, não passam de um bando de sem-vergonhas, vendidos a esse zé cassado! corja de pilantras…
ISTO É UMA VERGONHA NÃO CORRIGE NEM A PERDA SALARIAL PELA INFLAÇÃO DO ANO, QUER CALAR A BOCA DOS SERVIDORES COM ESTE MÍSERO DE 4,5%, TOME VERGONHA NA CARA GOVERNADOR E DÊ UM AUMENTO DIGNO A QUEM TRABALHA.
a oposição nunca se preoucupou com os salarios dos servidores públicos, agora quer mostrar que está do lado do servidores os mesmos nunca mandou uma proposta para o governo analizar, o estado do ceará deu um aumento de 6% os funcionarios daquele estado ficaram satisfeitos a oposiçao só sabe reclamar ação que é bom ningém ver valeu gov pelo oaumeto de 4,5%
ora como se chegou a esse patamar…
Olhemos a volta… na televisão, TODOS os BREAKS da Rede Amazônica (Afiliada Rede Globo) passa uma propaganda de origem fictícia, e adivinha de quem é essa propaganda? do GOVERNO de RORAIMA. Isso mesmo. E o estado está sem dinheiro…
Olhemos de novo: O pagamento aos Advogados desse governador cassado de cifras exorbitantes (se comparado ao real salário de um governador) para defendê-lo nos processos… E o estado está sem dinheiro…
O que NEM o governo e NEM OS SERVIDORES ESTADUAIS TEM, é vergonha na cara, por ter votado e elegido esses tipos de canalhas e transformado esse estado em Covil de Ladrões. Eu falo isso porque sou servidor, e sei como funcionou a máfia no governo no período das eleições. As promessas, as ‘ajudas de custo’ e etc, etc, etc.
É claro que não foram todos (conheço muitos que fizeram e fazem oposição ao governador ainda), mas mesmo assim foram muitos. A polícia Civil é um exemplo de classe que foi ‘enganada’. Não entendo esse estado. Infelizmente tenho que dar razão à Ivete Sangalo quando ela disse ao povo no seu show, aqui em RR, quando o povo tava vaiando o governador cassado: “Vaiam ele por que? Gente, foram vocês que o elegeram(…)”. Sim, fomos nós que o elegemos, direta ou indiretamente. Elegemos porque muitos sabiam dos escãndalos durante as eleições e não denunciaram; elegemos porque muitos venderam os seus votos e ainda votaram; elegemos porque muitos foram comprados em todas as esferas e em todos os lugares do estado. É isso mesmo. Agora ou a população toma vergonha na cara e sai nas ruas atrás do seus direitos ou fica do jeito que tá.
É como dizia Renato Russo na letra de Perfeição (Legião Urbana) “(…) Vamos celebrar A estupidez do povo, Nossa polícia e televisão. Vamos celebrar nosso governo, E nosso estado que não é nação… Celebrar a juventude sem escolas, As crianças mortas. Celebrar nossa desunião… Vamos comemorar como idiotas, A cada fevereiro e feriado. Todos os mortos nas estradas, Os mortos por falta De hospitais… Vamos celebrar nossa justiça, A ganância e a difamação. Vamos celebrar os preconceitos, O voto dos analfabetos. Comemorar a água podre E todos os impostos, Queimadas, mentiras E seqüestros… Nosso castelo De cartas marcadas, O trabalho escravo, Nosso pequeno universo. Toda a hipocrisia E toda a afetação, Todo roubo e toda indiferença. Vamos celebrar epidemias É a festa da torcida campeã… Vamos celebrar a fome, Não ter a quem ouvir Não se ter a quem amar. Vamos alimentar o que é maldade, Vamos machucar o coração… Vamos celebrar nossa bandeira, Nosso passado De absurdos gloriosos. Tudo que é gratuito e feio. Tudo o que é normal. Vamos cantar juntos O hino nacional, A lágrima é verdadeira.
Vamos celebrar nossa saudade e Comemorar a nossa solidão… Vamos festejar a inveja, A intolerância, A incompreensão. Vamos festejar a violência E esquecer a nossa gente Que trabalhou honestamente A vida inteira, E agora não tem mais Direito a nada… Vamos celebrar a aberração, De toda a nossa falta De bom senso. Nosso descaso por educação! Vamos celebrar o horror De tudo isto Com festa, velório e caixão. Tá tudo morto e enterrado agora (…)”
SEM PALAVRAS. SEM COMENTÁRIOS.
Paulo Sucupira vi seu comentário na Folha de BV dizendo que tem um senador que só sabe criticar o governo do Anchieta, mas trabalhar nada !!!!
Para sua informação a oposição tanto na Assembléia quanto no senado trabalha mais, muito mais do que a bancada governista, pois voce há de convir que se algum deputado da oposição apresentar alguma proposta se quer não será aprovada pois eles são a minoria. Além de que fiscalizar um governo repleto de irregularidades em todas as áreas é um trabalho incansável.
Esse seu Governo poderia usar o dinheiro do IPER ou da licitação da merenda para dar um aumento mais significativo aos servidores, pois nem todos os trabalhadores públicos são puxa chaco como você !!!!!
Fica aí a dica……
SUCUPIRA, é uma árvore boa, tem procedência na natureza. Mas Paulo “Sucupira” acho ser de procedência corrupta, pois defender um pilantra corrupto e ladrão dos cofres, ou está na mesma linha ou já o é de natureza. Temos 5 meses de posse desses novos Deputados, e desde o primeiro dia eles vem trabalhando, mostrando as mazelas do Governo. Larga de ser Pucha-saco.
ME PARECE QUE É SO EM RORAIMA QUE ACONTECE ESSAS DECISÕES MONOCRATICA SO EXISTE UM PODER,O EXECUTIVO,ESTAMOS EM OUTRA GALAXIA,O SERVIDOR QUANDO ESTUDOU PARA INGRESSAR NA NA ADMISTRAÇÃO PUBLICA,TUDO QUE APRENDEU ERA SO TEORIA,AI PERGUNTO PRA QUE TEM QUE FAZER CONCURSO PUBLICO EM RORAIMA ?SE AS AUTORIDADES DO EXECUTIVO NÃO CUMPRE O QUE É PREVISTO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL,CONVOCAR OS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES PARA DEBATER SOBRE QUESTÕES SALARIAIS.ESTAMOS EM PLENO ANO 2011 AGORA TODO AGENTE PUBLICO CONHECE OS SEUS DIREITOS E DEVERES E DEVE O EXIGIR!EM RELAÇÃO AO CEARÁ AQUI É RORAIMA, UM ESTADO FALIDO COM O MAIOR CUSTO DE VIDA DO PAIS.O QUE O SENHOR COMPRA COM R$500,aqui em roraima, e com o mesmo valor no ceará?responda e reflita senhor,obrigado!
Paulo Sucupira, você é um puxa saco, o estado tá uma porcaria, na saúde e na segurança,principalmente. Me aponte uma obra que o governo estadual está fazendo. Veja o quanto custa, e a porcaria que é. Só me lembro das obras de saneamento R$ 900.000.000,00. Se fizer uma auditoria, vão verificar que não custa nem a metade. Aponte qual lei os deputados que puxam o saco do anchieta já aprovaram. O Jucá manda verbas para o estado , mas é para receber comissão. Porque o Jucá não se empenhou para não ser aprovada a reserva raposa serra do sol como ficou ?, ou tú não sabe do interesse dele nas areas da reserva que contém minério ? (ouro, tantalita, uranio etc) ?., e você sabe muito bem, pois você é esclarecido. Tú tem é o rabo muito preso. Puxa Saco. É o que tú é. Me enojo de pessoas como você que são esclareciddas e ficam do lado dessa corja, bando de corruptos , porque dependem economicamente. Os pobres venderam o voto, e você vendeu a sua consciencia. Vais prestar conta com Deus. Arrepende-te, pois a morte para todos nós, é certa, e não demora, ou você acha que vai viver 150 anos?
Isso é mais um deboche desse governador cassado,pois,4,5% quer dizer mesmo é 45,toma seus otários que votaram nesse ladrão e agora zombador.
Esse deve ser um dos PUXA DE ODORICUCU, lá de SUCUCUCCUUUPIRA.
O TAL DE SUCUUUUU. PIRA NO SU. para defender um pilantra desse tipo so sendo sucupira mesmo.
Esse tal Sucupira, nunca ouvi falar agora já o vi escrever, e como escreve mau, não discuto política com ignorantes.
[...] acordo com o deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B), as perdas salariais dos servidores públicos de Roraima passa de 50%. “São vários os índices de perdas salariais, que variam de acordo com a categoria. Para [...]