amsterdam live chat

club swinger

silver singles

dating services in canada

search for singles

sydney online dating

singles executive club

weird dating sites

miami escort review

cake singles

www sex hunter

1 city for singles

singles service

cam shows

safe internet dating

bay personals

swinger night clubs

aids dating hiv

mobile homes single wide

singles box

singles tennis holidays

online dating phone

black lesbian chat rooms

free porm

single women over 40

singles colombia

women seeking men houston

york singles

cheating wives pictures

equine singles

bend singles

affairs to remember

find sex friend

catholic singles online

mn swinger

hot housewife rio

singles events montreal

date seeking

mail order bride thai

singles los angeles

all dat

seeking affair

100 dating free

date on web

online dating girls

fort smith singles

singles in edmonton

virginia beach singles

premium personals

womens sexual

dating london uk

http adultfreindfinder com

older mature men

sex kontakty

swapping wives

online dating bristol

escort clubs

affairs sydney

escort service portland oregon

ireland dating sites

christian singles conferences

single uk women

black christian singles meet

swinging philadelphia

yahoopersonals xom

national dating

adualt friend finder com

360 friend finder

sex best sites

sex contacts

what is cybersex

escort finder

irian personals

www older women movies com

dirty sex chat

novels adult

www girlsgonewild com

doctor singles

1 match 1

dating online reviews

skinny puppy singles

wives who cheat

dating uk

lesbian dating online

singles north wales

swinging clubs west midlands

dating agencies brighton

nuvo personals

san francisco swing clubs

frind finder com

singles raleigh nc

swinging contacts

walmart singles

lexington singles

international free dating site

college friend finder

swing ireland

oral sex female

adul friend finder

singles of 2007

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios
*

links

*

mídias

Supremo decide hoje sobre validade da Ficha Limpa

23 mar 2011 | 500 visitas | Comentários

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar hoje (23) a Lei da Ficha Limpa sob a expectativa de derrubar seus efeitos relativos as eleições de 2010. Por ter sido aprovada em ano eleitoral, a tendência na Corte é de que a maioria dos ministros, incluindo o novo integrante do tribunal, Luiz Fux, conclua que a lei só poderia vigorar a partir das eleições de 2012. Se confirmada a decisão, candidatos eleitos barrados pela lei poderão tomar posse.

Dentre os beneficiados estão Jader Barbalho (PMDB-PA), barrado por ter renunciado ao mandato em 2001 para fugir do processo de cassação, o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), cassado por abuso do poder econômico, e João Capiberibe (PSB-AP), que teve o mandato de senador cassado em 2004 por compra de votos. Todos tiveram votos suficientes para se elegerem para o Senado, mas acabaram impedidos de tomar posse pela Justiça Eleitoral.

Os candidatos que assumiram essas vagas, no caso, perdem os mandatos. Na Câmara, com a alteração do coeficiente eleitoral, deputados que hoje estão exercendo mandato deverão também perder suas vagas. Todo esse processo, adiantam os ministros, deverá gerar confusão.

O “caminho mais fácil”, como definiu um ministro, será apenas dizer que a legislação não poderia ser aplicada no ano passado. Assim, os diversos pontos polêmicos da lei ficarão à espera de um futuro e incerto julgamento do Supremo. Isso deverá acontecer apenas no ano que vem, quando candidatos a vereador e prefeito forem barrados com base na lei e recorrerem novamente ao STF.

Repercussão em Roraima

Na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), pelo menos dois deputados estaduais torcem pela validade da Ficha Limpa a partir de 2012. Flamarion Portela (PTC) e Jalser Renier (DEM) tiveram condenação por colegiado e estão ameaçados de perder o mandato, caso o STF decida que a Ficha Limpa pode ser aplicada nas eleições de 2010.

A Ficha Limpa já fez a primeira vítima em Roraima. Jalser Renier teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que no dia 2 deste mês negou provimento ao Agravo Regimental (ARO) interposto pelo parlamentar, em face da decisão que deu provimento ao Recurso Ordinário (RO) de autoria do Ministério Público Eleitoral (MPE).

A decisão contra Jalser Renier é pela impugação ao Registro de Candidatura por condenação criminal em órgão colegiado, tornando-o assim inelegível conforme a Lei Eleitoral. Jalser Renier impetrou embargos declaratórios que no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR). Ele permanece no cargo até o julgamento dos embargos pela Corte regional.

Considerado um dos cabeças do Escândalo dos Gafanhotos, Jalser Renier (DEM-RR) foi condenado pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1º Região a seis anos de prisão. A mãe de Renier, Etelvina Padilha, foi condenada a quase três anos de reclusão, por participar também do esquema. No dia 16 de dezembro do ano passado, o TSE indefefiu o pedido de sua candidatura, culminando com o julgamento de ontem.

Essa também não é a primeira vez que o parlamentar perde o mandato. Em 2004 ele teve o mandato cassado pelo TSE por ter comprado votos distribuindo cartões magnéticos que davam acesso a um cinema e a um parque aquático, durante a campanha eleitoral de 2002.

Caso se confirme a cassação do registro de sua candidatura, Jalser Renier perderá os votos obtidos nas eleições do ano passado, obrigando o TRE-RR fazer uma recontagem. Neste caso, o beneficiado seria o suplente e ex-deputado estadual Leonídio Laia Netto (PRTB).

Flamarion Portela teve o registro de candidatura cassado pelo TSE no dia 7 de outubro do ano passado, também com base na Lei da Ficha Limpa, mas recorre no cargo à espera dessa decisão do Supremo. Ele teve o mandato de governador de Roraima cassado em novembro de 2004. Na sessão desta quarta-feira, Flamarion disse na Tribuna que aguarda com expectativa a decisão do Supremo, na esperança de que possa permanecer com seu mandato. Caso se confirme a cassação, deverá assumir o primeiro suplente de sua coligação, o ilustre desconhecido Francisco das Chagas Silva Trajano, o Evangelista Chagas (PSC).

No âmbito federal, a deputada Teresa Jucá (PMDB-RR) é outra que pode ser prejudicada caso a Ficha Limpa tenha validade em 2010. Ela foi condenada por improbidade em processo referente à sua primeira administração como prefeita de Boa Vista (1992-1995).

Com a decisção do Supremo, o efeito é imediato na vida parlamentar dos envolvidos.

WIRISMAR RAMOS – da Redação (e-mail: wirismar@gmail.com) – Fonte: AGÊNCIA ESTADO

Tags:, ,

2 comentários sobre “Supremo decide hoje sobre validade da Ficha Limpa”

  1. marilene freitas disse:

    Acho que a decisão vai ser de que a Lei so vai valer a partir das proximas eleições. Ja imaginaram quantos políticos de todo o Brasil, Deputados estaduais (tipo Jalser Renier) , Deputados federais (tipo Tereza Surita), Senadores (tipo Jader Barbalho), “trabalharam” para “convencer” os ministros ?

  2. Roraima Livre disse:

    Tinha que valer logo agora 2012 tá longe demqaissss,,tinha que moralizar essa politica que tá uma verdadeira pizza,,,

Deixe um Comentário

//

Enquete

Se a distribuição de royalties do petroleo for aprovada, RR receberá por ano + ou - R$ 130 mi. Se em 2012 Anchieta ainda for o governador, como ele gastará esse 'dindin'?

Ver Resultados

Loading ... Loading ...

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress