*

links

*

mídias

GRIPE – Sesau inicia 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza em Roraima

18 abr 2017 | 0 comentário

Mais de 30 professores foram vacinados na Escola Irmã Maria Teresa Parodi / Foto: Secom/Gov.RR /

Iniciou nesta segunda-­feira (17) a 19ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe). Mais de 30 professores da Escola Irmã Maria Teresa Parodi, no residencial Vila Jardim, bairro Cidade Satélite, foram imunizados. Este ano, a novidade da campanha é a inclusão de professores da rede pública e privada como público-­alvo.

Por conta da correria do trabalho muitos profissionais não têm tempo para se deslocar até a unidade de Atenção Básica, como no caso do professor de história, Paulo Bentes, 50 anos, que tomou a vacina pela primeira vez sem precisar se ausentar do trabalho.

“Foi uma surpresa, a vacinação na escola foi uma oportunidade para se cuidar neste período de inverno”, explicou o professor.

O gerente interino do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, Rodrigo Danin, explica que neste período de inverno os casos de gripe aumentam principalmente em lugares fechados como nas escolas e creches.

“Os professores convivem a maior parte do tempo com crianças e adolescentes, sendo suscetíveis à transmissão. A campanha tem o objetivo de prevenir contra a gripe, o que possibilita melhor qualidade de vida”, relatou o gerente.

A vacina possibilita a imunização contra o H1N1 e mais dois tipos de vírus tidos como comuns. A campanha segue até o dia 26 de maio, com objetivo de vacinar 90% do público elegível, um aumento de 10% com relação ao ano passado.

Neste ano, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde) recebeu do MS (Ministério da Saúde) 196.100 doses da vacina contra a doença, que foram distribuídas aos 15 municípios de acordo com a demanda. A vacinação será realizada em todos os postos de saúde do estado, sendo o dia 13 de maio como “Dia D” de vacinação.

Para tomar a dose da vacina, a população deve procurar as unidades de Atenção Básica. Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulher que está em recuperação da gravidez, até 45 dias), trabalhadores da área de saúde, indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independe da idade. Além dos professores das escolas públicas e privadas.

Para possibilitar a vacinação aos professores na Escola Maria Teresa Parodi, a Sesau contou com a Secretaria de Educação e Desportos. “Cedemos o espaço da Escola pensando na saúde dos professores que lidam com centenas de alunos todos os dias. Tendo a vacinação em dia poderão trabalhar tranquilamente”, explicou o secretário adjunto, Jules Rimet.

INFLUENZA

Comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza.

A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante. Existem três tipos de vírus influenza, A, B e C e entre os subtipos o mais conhecido é a H1N1.

FONTE: SECOM/GOV.RR

Os comentários estão desativados.

//

Enquete

Sorry, there are no polls available at the moment.

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress