*

links

*

mídias

QUALIDADE DA ÁGUA – Caerr alerta sobre a importância da limpeza contínua da caixa d´água

8 ago 2017 | 0 comentário

O ideal é que a limpeza seja feita de forma periódica, a cada seis meses / Foto: Divulgação /

É comum ouvir que por causa das atividades do dia a dia ou diante de uma rotina exaustiva, algumas tarefas do lar fiquem em segundo plano. Mas nem sempre esses compromissos podem ser adiados ou retardados. Um exemplo é a limpeza da caixa d´água.

A Caerr (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) garante a qualidade da água fornecida até o ponto de entrega, atendendo ao padrão de potabilidade definido pelo Ministério da Saúde. Mas é fundamental que o usuário faça a limpeza regular do reservatório.

“A Caerr realiza o tratamento, no entanto é importante que o cidadão também faça a sua parte e ajude a manter a qualidade da água fornecida pela Companhia”, esclareceu o presidente da Caerr, Danque Esbell.

Conforme Esbell, a Companhia garante o abastecimento de água tratada para 98% da população urbana, atendendo as diretrizes da governadora Suely Campos, proporcionando bem estar para a população.

“Para ter qualidade de vida a água tratada é fundamental e a nossa proposta de governo é assegurar o acesso das pessoas a esse serviço”, disse Suely.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o acesso à água tratada possibilita a prevenção de doenças como hepatite, cólera, tifo, diarréia e dengue.

“Quando uma pessoa mantém esses cuidados com a caixa d’água, ela garante maior qualidade da água para toda a família. E o nosso objetivo é também alertar a população para que cada um contribua com as ações executadas pelo governo”, enfatizou a governadora.

PASSO A PASSO

O ideal é que a limpeza da caixa d´água seja feita a cada seis meses. A limpeza adequada começa um dia antes, fechando o registro de entrada ou amarrando a boia, devendo utilizar a água da caixa até atingir a quantidade necessária para lavagem.

Depois deve-se fechar a saída de água da caixa com um tampão ou pano, deixar um palmo de água na caixa. Em seguida, deve-se lavar as paredes e o fundo da caixa com uma esponja ou escova, abrir a saída de água da caixa para escorrer a água da lavagem.

“É fundamental utilizar um balde ou outro recipiente e com o auxilio de uma pá retirar toda a água e os resíduos que ainda restaram, em seguida o usuário deve abrir o registro de entrada de água e encher a caixa até a metade, e posteriormente fechar o registro de saída adicionando água sanitária ou cloro”, explicou Samaia Araujo, gerente dos Sistemas de Produção da Caerr.

Para alcançar eficácia é importante que as paredes e o fundo da caixa sejam lavados novamente e em seguida o registro de saída de água da caixa e as torneiras da casa sejam abertos para deixar a água da lavagem sair totalmente. A limpeza inclui também a higienização da tampa da caixa com água corrente.

Após a conclusão da limpeza o usuário pode abrir o registro de entrada da água e deixar a caixa encher novamente. Para terminar pode ser colocada a tampa, para evitar a entrada de sujeira, insetos ou pequenos animais. Porém é preciso evitar colocar peso sobre a tampa, pois ela pode se partir.

REAPROVEITAMENTO

A água pode ser reutilizada sem problemas para as tarefas do dia a dia no lar, como por exemplo, na limpeza de pisos e calçadas, pata lavar a área do quintal, regar o jardim.

De acordo com Esbell trata-se de uma água que não pode ser consumida, mas que pode ser reutilizada tranquilamente.

“Ainda será possível evitar o desperdício, um problema sério que ainda persiste em todas as cidades brasileiras. Além disso é preciso planejamento. Por isso o cliente deve anotar do lado de fora da caixa a data em que foi feita a limpeza para garantir a continuidade do procedimento e a realização da limpeza periódica”, finalizou o presidente.

FONTE: DA REDAÇÃO

Os comentários estão desativados.

//

Enquete

Sorry, there are no polls available at the moment.

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress