Setrabes realiza atividades em alusão ao Dia Nacional do Idoso

0
211
A programação acontece entre os dias 1º e 4 de outubro / Foto: Divulgação /

Hoje, 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso e, em alusão à data, o Governo do Estado, por meio da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, realiza programação alusiva à data, que começa nesta segunda-feira, na Rede Cidadania Melhor Idade.

A programação que acontece entre os dias 1º e 4 de outubro, a partir das 8 horas, inclui apresentações culturais, palestras, atividades recreativas, dia de beleza e esporte para os idosos.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que, em Roraima, são cerca de 28 mil pessoas com mais de 60 anos.Para que essa população tenha acesso a uma vida ativa e saudável, o Governo do Estado, com a coordenação da Setrabes, mantém a Rede Cidadania Melhor Idade, onde os idosos recebem diariamente atendimentos de saúde, pedagógicos, esportivos, culturais e profissionalizantes.

Esta gestão triplicou a quantidade de idosos atendidos na unidade: passou de 320, em 2014, para 900, em 2018. Um dos principais projetos da unidade é o de alfabetização. Desde 2016, mais de 170 idosos foram alfabetizados. Além de aprender a ler e escrever, ganharam autonomia e autoestima.

Em 2017, os usuários da Rede Cidadania Melhor Idade também ganharam novas oficinas, como o atelier de corte e costura, que já atendeu 108 participantes entre 2017 e 2018.

DA REDAÇÃO

Comentários