*

links

*

mídias

SOLIDARIEDADE – Doações específicas são importantes para repor o estoque no Hemoraima

18 out 2016 | 0 comentário

Independentemente do horário de funcionamento do Hemoraima, os pacientes que necessitam de transfusão são atendidos a qualquer momento

O Hemoraima é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior do Estado / Foto: Secom/Gov.RR /

O Hemoraima é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior do Estado / Foto: Secom/Gov.RR /

Além da doação de sangue espontânea, quando a pessoa faz uma ação voluntária e altruísta, o Hemoraima (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Roraima) tem nas doações específicas, destinada a pacientes específicos, uma importante ferramenta para reposição do estoque.

Mas, apesar do horário determinado para a captação de sangue no Hemoraima, a transfusão funciona a qualquer momento. Nos casos de urgência, o paciente recebe, de imediato, o sangue disponível no estoque da unidade, e o material coletado pelos voluntários com destinação específica é utilizado para repor o estoque.

O Hemoraima é responsável pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da capital e interior do Estado, incluindo a rede privada. O sangue coletado é para atender, principalmente, cirurgias e outras situações de urgências nos Prontos Atendimentos.

“É importante lembrar e sensibilizar que o sangue das pessoas sempre vai repor o estoque, nunca segue direto para o paciente, porque passa por várias etapas antes de ser liberado”, enfatizou a diretora-geral do Hemoraima, Gabrielle Duarte.

Até chegar ao receptor, o sangue passa por uma triagem e testes de sorologia e imuno-hematologia, para comprovar que está apto à transfusão. Além disso, uma mostra do material é enviada a Manaus para exames mais complexos, o que demora cerca de 48h para que os resultados sejam obtidos. Concluídas essas etapas, se não houver nenhum empecilho, a bolsa é liberada.

Sobre o horário de funcionamento das unidades, Gabrielle explicou que o Hemoraima funciona aos sábados e feriados em casos de eventos que mobilizam grandes demandas, como o Carnaval, Natal e Ano Novo e em outras campanhas específicas, com agendamento prévio. “O Estado faz sua parte ao ceder estrutura para coleta, mas a doação depende inteiramente da população. Por isso as pessoas precisam doar, pois isso salva vidas”, ressaltou a diretora.

Ela finaliza convocando doadores de todos os tipos, para evitar que o estoque entre em situação crítica. “Falamos que somos uma fábrica de vida e as agências transfusionais, que funcionam 24 horas, são as farmácias que distribuem essas bolsas às pessoas. Mesmo se seu familiar ficou bom e não precisar mais, pense em outras pessoas que também precisam”, frisou.

COMO DOAR

Sendo uma doação espontânea ou de reposição, o importante é que a população doe, pois é a única forma de abastecer o estoque de bolsas de sangue da unidade. Os interessados em doar sangue devem comparecer ao Hemoraima de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima).

Para ser um doador de sangue basta ser saudável, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais. Os doadores devem pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. É preciso ter uma boa noite de sono e no dia da doação tomar um café da manhã reforçado. Também é necessário levar documentos com foto para que a doação seja oficializada.

Não ingerir alimentos gordurosos nem fumar até 2h antes da coleta. Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como grávidas e mulheres no pós-parto. Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o voluntário preenche um cadastro e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida.

FONTE: SECOM/GOV.RR

Os comentários estão desativados.

//

Enquete

Sorry, there are no polls available at the moment.

Criado por:

Israel Dantas

FatoReal: Notícias, críticas, denúncias, ideias e devaneios

© Copyright 2010-2012 FATOREAL - Todos os direitos reservados!

Orgulhosamente feito em wordpress