Suicídio é tema de debate entre idosos

0
174
O assunto foi discutido durante toda a semana com idosos e cuidadores / Foto: Ascom/Sesau-RR /

O mês de setembro é dedicado à discussão de um tema delicado: o suicídio. Durante esta semana, A Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), levou o tema para ser discutido com o público da terceira idade.

Em 2018, já foram registrados cinco casos de suicídios entre idosos, sendo dois entre pessoas entre 50 a 59 anos, também dois entre indivíduos de 60 a 69 anos e um na faixa etária de 70 a 79 anos. Em 2017 foram registrados 14 casos.

Para debater sobre o assunto com idosos e seus cuidadores, a prevenção do suicídio na terceira idade foi discutido num evento organizado pelo Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Idosa. Foram debatidos tópicos relacionados ao tema, como a depressão, possíveis motivações ao suicídio e o bem-estar da saúde do idoso.

A gerente do Núcleo, Leylane Fernandes, ressaltou a importância dessas rodas de conversa, principalmente durante o Setembro Amarelo, em que o tema vem à tona, e por conta do considerável índice de suicídio entre as pessoas idosas, tanto em Roraima, quanto no Brasil inteiro.

Leylane contou que a ideia para o evento surgiu após receber o convite para participar do comitê de combate ao suicídio. “Eu descobri que há muitos casos de suicídio na terceira idade e resolvi levar isso para o público idoso e todos que trabalham e cuidam dessa população levem isso a diante e informem mais pessoas sobre esse risco”.

“É necessário sensibilizar os idosos, os familiares e cuidadores sobre a importância de identificar os sinais e sintomas de depressão ou qualquer outro motivo que possa levar uma pessoa a pensar em cometer o suicídio. Também é importante que seja mostrado que há casos de suicídio na terceira idade e não somente entre os mais jovens”, finalizou a gerente.

DA REDAÇÃO

Comentários